Artigo: Água de Reuso, Captação e Utilização

Por Marcos Antonio Carreira* / Foto: Reprodução Sambiental

A captação e utilização da água representa uma prática sustentável no setor industrial, com o potencial de mitigar impactos ambientais e promover o uso eficiente dos recursos hídricos. No entanto, os avanços tecnológicos e estratégias de gestão permitem a captação e utilização sustentável dessa água, o que torna interessante para muitas empresas, buscar maneiras de economizar e equilibrar as contas. A captação da água da chuva desempenha um papel significativo nesse aspecto, pois, por meio de um projeto simples, é possível direcionar a água da chuva para diversas atividades, como irrigação de plantas, descarga de vasos sanitários, lavagem de carros e calçadas, entre outras atividades que não necessitam do uso de água potável.

A captação de água de reuso envolve sistemas de coletas adequados, que variam de acordo com a fonte da água. O setor mineral realiza a captação, o tratamento e utilização das águas pluviais que são armazenadas em cavas, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e sustentabilidade, gerando economia financeira, já que a água tratada é cada vez mais escassa e cara.

Empresas especializadas na extração e beneficiamento de agregados para o setor da construção civil, adotam essa prática, contando com um reservatório de água de chuva utilizado em suas operações produtivas e na umectação das vias internas. Dessa forma, controlam a emissão de material particulado proveniente do beneficiamento, na lavagem de máquinas e equipamentos.

Os benefícios advindos do aproveitamento da água da chuva, abrangem desde a redução no consumo da água da concessionária até a irrigação de plantas, limpeza de equipamentos, prevenção de enchentes e a conquista da autossuficiência hídrica. É importante ressaltar que toda a água captada é estritamente direcionada para fins produtivos, excluindo qualquer uso humano ou animal, destacando assim a ênfase na preservação e na reversão dos recursos naturais.

Essa iniciativa demonstra o comprometimento com a preservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos hídricos, destacando o engajamento nas melhores práticas ambientais e posição de liderança na adoção de tecnologias sustentáveis. É importante ressaltar a necessidade de regulamentação e controle adequado para garantir a segurança e a qualidade da água de reuso.

Marcos Antonio Carreira é Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho e Inspetor-chefe da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-SP na região de Taboão da Serra

*O artigo não reflete, obrigatoriamente, a opinião do Taboão em Foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.