Artigo: Utilização racional de materiais de segunda mão em obras residenciais

Por Leonardo da Silva Oliveira*

A construção civil é uma das áreas que mais impacta no consumo de recursos naturais para a utilização na produção de insumos dentro do canteiro de obras, com isso há a necessidade de se repensar pelo menos em parte a forma como trabalhamos com estes valiosos recursos.

Essa reflexão nos leva a avaliar maneiras de utilização dos materiais de forma mais consciente a fim de evitar desperdícios, ou mesmo, num ponto importante que seria o da reutilização de materiais de maneira eficiente e sustentável. Nas construções de menor porte principalmente há a possibilidade de se encontrar diversos materiais em lojas de segunda mão e em depósitos de demolição, sendo esta uma maneira eficaz de dar nova vida a materiais que outrora iriam ser até mesmo descartados, quando pensado logo no início de um projeto há a possibilidade de se obter uma redução real no orçamento da obra, com pequenas alterações, já que a obra em alguns casos deve ser adequada aos materiais que serão utilizados e não o inverso como em um projeto construtivo convencional.

Se realizado de maneira racional teremos alguns benefícios que valem a pena o “garimpo” destes materiais nas diversas etapas da construção, desde a fundação ao acabamento, materiais estes que muitas vezes quase não precisam de grandes adequações. Estes vão além da questão financeira com a diminuição de alguns valores para pontos como a aquisição de materiais nobres, a exemplo de madeiras como tacos, esquadrias (portas, janelas), madeiramentos diversos, adornos, além de ferragens, luminárias e peças de acabamento como pedras, pias, ladrilhos e mármores em geral, proporcionando um projeto com detalhes únicos, aliado também ao fator histórico e artístico, dando assim uma sobrevida a peças antigas em uma nova residência.

A procura por estes materiais em nossa região pode ser feita em nosso município e em seu entorno onde há pelo menos dez depósitos que inclusive entregam, dando também a possibilidade de se barganhar um pouco no preço e nas quantidades, além disso também é possível encontrar diversas oportunidades na própria internet em sites e aplicativos de venda e do famoso “desapego”, sendo assim com ânimo e interesse é possível sim encontrar ótimos achados para sua obra.

*Leonardo da Silva Oliveira é Engenheiro Civil e Inspetor da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-SP na região de Taboão da Serra

*O artigo não reflete, obrigatoriamente, a opinião do Taboão em Foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.