loader-image
temperature icon 21°C

Audiência Pública discute novo plano de carreira da GCM de Taboão, que prevê melhoria salarial

Compartilhar notícia

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

O esperado Plano de Carreiras da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra foi discutido no início da noite desta segunda-feira (11) na Câmara Municipal durante audiência pública convocada pela Comissão de Segurança para que o secretário de gestão de pessoas, Gilmar Leone, pudesse apresentar alguns pontos aos vereadores e aos guardas.

Secretário Gilmar Leone esclarece sobre o plano de carreira da GCM
Secretário Gilmar Leone esclarece sobre o plano de carreira da GCM

Um dos problemas do atual plano está na evolução de carreira, que pode ser feita de forma diagonal quanto vertical. “A minha função é explicar como funciona hoje a evolução e como vai funcionar com o novo plano. A cada dois anos há uma evolução (horizontal) de A para B. E em no terceiro ano existe a possibilidade de evolução vertical”, explica Leone.

Leone explica quais as novas faixas salariais e forma de evolução na carreira dos GCMs.
Leone explica quais as novas faixas salariais e forma de evolução na carreira dos GCMs.

É preciso destacar duas mudanças importantes que passará a vigorar. Atualmente, a carga horária é de 160 horas por mês. Porém, como os plantões são de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, obrigatoriamente os GCMs trabalham entre 180h a 192h, sendo que as horas adicionais são pagas como horas extras. A partir da aprovação, extinguem-se as horas mensais e estabelece que serão 15 ou 16 plantões por mês.

“Nós agregamos a hora extra ao salário. E fomos checar se no novo enquadramento algum servidor perderia e ninguém vai perder um centavo”, esclareceu o secretário. Para exemplificar, usou-se dois casos concretos de guardas que estavam no local e temiam essa perda. Nos dois casos, houve aumento real de salário superior a 10%.

Para conseguir evoluir na carreira, os guardas vão precisar fazer cursos de titulação (graduação, pós-graduação ou doutorado) ou capacitação, que será oferecida pela Prefeitura ao longo do ano.

A presidente da comissão Érica Franquini (PSDB) fala sobre a audiência. “A avaliação é positiva porque estamos corrigindo um erro do passado, de um estatuto que foi alterado as pressas [em 2010] e acabou prejudicando a nossa Guarda. Esse plano está ajudando todos. Do iniciante aos mais antigos. Na minha visão é um modo carinhoso do prefeito Fernando Fernandes estar beneficiando [aumentando] o salário deles”, afirma.

O comandante da Guarda, Sandro Léo, elogiou o novo plano de carreiras e evitou comparações com a votação de 2010, onde os próprios guardas foram até a Câmara pressionar os vereadores para que votassem a favor.

“É um grande avanço e a gente deve isso ao prefeito Fernando Fernandes e a casa legislativa, que promete nos apoiar. […] Não dá para comparar com o passado porque [na época] foi feita de forma velada. E os guardas só tiveram conhecimento do estatuto quando já estava para ser apresentada a Câmara Municipal. Hoje a coisa está sendo clara e objetiva, com as portas abertas para discutir sobre o estatuto”, garante.

A presidente Joice Silva (PTB) promete chamar uma sessão extraordinária para essa quinta-feira (14) para votar o novo Plano.

Guardas Municipais, vereadores e secretários após audiência pública de segurança para discutir o novo Plano de Carreiras da GCM, que deve ser votado ainda esse ano.
Guardas Municipais, vereadores e secretários após audiência pública de segurança para discutir o novo Plano de Carreiras da GCM, que deve ser votado ainda esse ano.

Veja também