Avanço da dengue ameaça Taboão e Embu durante o verão

dengueO próximo verão na região deve ser marcado com o avanço da dengue em Embu das Artes e Taboão da Serra. As duas cidades fazem parte das 283 com alto ou muito alto para a ocorrência de dengue, segundo levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Não bastasse isso, pela primeira vez o estado registra a circulação do vírus tipo 4 da dengue, ampliando os casos graves e óbitos.

De janeiro a agosto, ambas registraram juntas 224 casos de dengue. Sendo 157 e 67 casos em Embu das Artes e Taboão da Serra, respectivamente.

Para tentar conter as contaminações feitas pelo mosquito Aedes aegypti, nesta segunda-feira, dia 3, o governo do estado lançou o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue que incluem várias medidas, entre elas o treinamento de pessoal para o trabalho de prevenção. Para desafogar os hospitais dos municipais com maiores incidências, o governo promete montar hospitais de campanha que vão oferecer um tratamento especializado.

“O esforço que está sendo feito unindo os três governos – federal, estadual e as prefeituras municipais -, aliado ao treinamento de profissionais para o trabalho de prevenção, começa em 283 cidades que são absolutamente prioritárias. Além disso, outra ação é o diagnóstico rápido através do Instituto Adolfo Lutz e o tratamento da doença”, afirmou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante o evento.

dengue
Gestores municipais durante lançamento do plano de combate a dengue em São Paulo. (Foto: Divulgação / Ciete Silvério)

Por Allan dos Reis

0 comentário em “Avanço da dengue ameaça Taboão e Embu durante o verão”

  1. Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude?Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.