Por David da Silva
A Escola Municipal de Bailado de Taboão da Serra foi a Florianópolis no último final de semana, disputar o Festival Santa Catarina Dança. Foi a 7ª edição desta competição, e a segunda vez em que o ballet taboanense participou dela. Dirigida desde 1998 pela coreógrafa Sonia Almeida, a escola acumula mais de 200 troféus nacionais e internacionais.
A temporada catarinense, que durou de 6ª-feira, 20 de setembro, até a 2ª-feira, rendeu sete prêmios em 11 apresentações competitivas. Na categoria ballet de repertório conjunto juvenil, Taboão da Serra arrebatou todas as premiações ficando em 1°, 2° e 3° lugares. O Festival Santa Catarina Dança atraiu bailarinas e bailarinos de todo o Brasil, desde Estados do Sul, Sudeste, também do Mato Grosso, Bahia e até do longínquo Ceará.

O trabalho coreográfico de Sonia Almeida já é reconhecido mundialmente. Em duas participações na Argentina em 2007 e 2011, o ballet de Taboão da Serra colocou na bagagem 31 troféus. Voltou também coroado de êxito do México – entre os prêmios, o de melhor bailarina para Flávia Almeida, filha de Sonia e também professora de ballet. Em março último participou da VIII American Dance Competition, nos Estados Unidos. Em abril, colheu novos prêmios em Lyon, na França.
Os 1930 km de ida e volta a Santa Catarina foram vencidos debaixo de céu mal humorado. Mas, mesmo quando alguma garota ficava mal de saúde, o episódio era superado com alegria. “Tirando meu piripaque [passei mal do estômago no caminho de ida], foi ótima a nossa viagem”, relata a bailarina Bárbara.
A chuva não deu trégua nos 3 dias em que os taboanenses estiveram em Florianópolis. O que não impediu a delegação de ir tirar fotos na praia, e se divertir na piscina do hotel.
A professora Sonia Almeida postou no seu mural do Facebook o seguinte resumo de suas emoções: “O ônibus cheio com meus alunos mais queridos, chuva e distância, chuva e trabalho, chuva e companheirismo, chuva e muito Ballet, muitos prêmios, meus filhos comigo, tanta solidariedade, tanto amor e voltei já com saudades!”.
A premiação geral da Escola de Bailado de Taboão da Serra e da Escola de Ballet Sonia Almeida:
Ballet de repertório conjunto juvenil:
1° lugar – Dança das Fitas(coreografia de Alan Camilo)
2° lugar – Valsa das Flores(coreografia de Sonia Almeida)
3° lugar – Valsa das Horas(coreografia de Sonia Almeida)
Ballet livre conjunto pré-juvenil:
3° lugar – Alegria Campestre(coreografia de Sonia Almeida)
Jazz solo adulto feminino:
2° lugar – Ilusão (coreografia de Augusto Carlos)
Jazz solo juvenil feminino:
2° lugar – Fioresta (coreografia de Augusto Carlos)
Jazz trio juvenil:
3° lugar – Libertango (coreografia de Sonia Almeida)
SAPATILHAS VENCEDORAS
A Escola Municipal de Bailado de Taboão da Serra já tem seu nome em currículos de profissionais do ballet. O bailarino Johnny Almeida (que não é parente de Sonia, mas seguiu a pegada gloriosa da sua mestra) está hoje em Nova York com contrato profissional. Já passou pelo Ballet Bolshoi, participou do Prix de Lausanne, na Suíça, em 2011, e antes de partir para os EUA integrava a Companhia Brasileira de Ballet, do Rio de Janeiro.
Rodolfo Rodrigo é outra revelação de Sonia Almeida para o mercado profissional. Já participou de turnê pela Turquia como bailarino contratado.
A bailarina Cintia Viana, que também iniciou carreira na escola taboanense de bailado, está atualmente na Grécia, e faz turnês pela Europa com a Cia. Adriana Locilento.
Outra ex-aluna de Sonia Almeida que hoje vive exclusivamente de suas sapatilhas é Thamires Rielchelman, na Cia. de Dança Marina Bosch.
E, como filha de peixe peixinho é, a bailarina Flávia Almeida foi eleita duas vezes na Argentina como melhor bailarina. Também trouxe prêmio de melhor bailarina em Cancun (México), além de medalha de prata e de bronze no Festival de Dança de Lyon, na França.