Por Allan dos Reis, Parque Industrial Ramos de Freitas*
A Câmara de Embu das Artes aprovou em sessão realizada na manhã desta quinta-feira (2) a criação de mais duas secretarias na Prefeitura Municipal. São elas: Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Aliás, ambas que tinham suas criações previstas desde o início da gestão do prefeito Ney Santos (PRB).
O presidente da Câmara, Hugo Prado (PSB), que inclusive foi prefeito interino por 31 dias e responsável pela implementação da Operação Crepúsculo destaca que a partir de agora os responsáveis pela segurança farão a interlocução direta com outras forças policiais.
“A segurança pública é, sem sombra de dúvidas, um dos principais clamores da nossa sociedade. E quando falamos em política pública, ela perpassa, por uma série de fatores e a criação da secretaria vem ao encontro de um alinhamento melhor do nosso trabalho de segurança na cidade”, afirma Prado.
Ele explica que “hoje o comando da guarda se reporta a secretaria de governo, que faz as relações institucionais com as demais forças policias e todas as instancias de poder no Estado e Governo Federal. A partir da criação, o comando a guarda passa a se responsabilizar pelo nosso efetivo, dando as funções administrativas ao secretário, que é quem vai construir essa relação a nível federal e estadual e temos condições de captar mais recursos para nossa cidade para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas”, completa.
O comandante da GCM Viana acompanhou – junto como outros guardas – a votação e celebrou a criação da pasta e reforçou a possibilidade de conseguir recursos. “Com a secretaria a guarda terá autonomia financeira e vai conseguir angariar recursos juntos aos governos do Estado e Federal”, revela.
Desde o início da atual gestão em janeiro deste ano, a Prefeitura criou uma força tarefa para diminuir, especialmente, o roubo aos transeuntes em vários bairros. “Todos os roubos aumentaram e a gente está combatendo com a Operação Crepúsculo durante a madrugada [início das manhãs] e a noite”, completa Viana.
QUADRO DA GCM
Atualmente a Guarda Civil Municipal de Embu das Artes tem um pouco mais de 150 pessoas em seu efetivo e um número limitado de 13 veículos, sendo que a metade deles estão em péssimas condições e não circulam. Há também duas motos. O salário-base de um novo guarda fica em torno de R$ 2.700.
*texto alterado em 24 de setembro de 2018, para exclusão da informação do futuro secretário, que não se concretizou.