A Câmara Municipal de Taboão da Serra vai comprar nos próximos dias, 14 carros para os 13 vereadores do município, além de um veículo para ficar a serviço da presidência. Além do custo dos veículos, a câmara arca com o custo de 40 litros de combustíveis por semana.
De acordo com a câmara, a exigência é que os carros sejam do modelo Sedan e tenham motor 1.4. O custo aos cofres públicos deve ultrapassar as cifras de R$ 500 mil. Os envelopes e o nome da empresa vencedora deve ser anunciado no dia 30 de Janeiro às 10 horas.
Apesar de seu uso estar limitado para o exercício do mandato, não é raro flagrar vereadores em viagens e fazendo uso particular do veículo. Claro, com os custos pagos pelos cidadãos.
ALUGUEL POLÊMICO
Em 2011, o presidente da câmara Macário (PT) entrou numa grande polêmica quando decidiu alugar 14 veículos ao custo de R$ 434 mil por ano. A antiga frota foi doada à prefeitura. Porém, os veículos alugados – que já estavam na garagem – foram devolvidos após a negociação ficar sob suspeita da polícia civil, que investigava as fraudes nas contas da prefeitura de Taboão da Serra. Não houve pagamentos. “Com o gasto de um ano do contrato de locação, seria possível comprar todos os veículos, ainda em cima, sobraria cerca de um terço do valor”, disse Ivan Jerônimo, Investigador Chefe, em um dos relatórios da Operação Cleptocracia.
Por Allan dos Reis