Os 28 candidatos a deputado federal e deputado estadual da região que disputaram as eleições em outubro entregaram a prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A soma dos gastos de todos os candidatos ultrapassou as cifras de R$ 5,5 milhões. Porém, apenas o petista Geraldo Cruz, com 131.206 votos, e a deputada Analice Fernandes (PSDB), com 125.126 votos, conseguiram uma cadeira no poder legislativo.
Curiosamente, os dois candidatos que mais gastaram durante a campanha não conseguiram se eleger. Porém, os eleitos tiveram um enorme gasto durante toda a campanha.
Para tentar diminuir os gastos de campanha e a influência dos grandes financiadores nas campanhas, o congresso discute uma reforma política com possibilidades de voto em lista (quando o partido apresenta a lista dos candidatos em ordem) e o voto distrital (quando o candidato disputa a eleição representando pequenas regiões).
Os nomes dos doadores de campanha, tanto pessoa jurídica quanto pessoa física, podem ser consultados através do site do Tribunal Superior Eleitoral (ver aqui). Os valores das despesas também são informados detalhadamente.
Por Allan dos Reis
Publicado originalmente no jornal TRIBUNA Regional