Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou em convenção realizada na Câmara Municipal na tarde deste sábado (30) a candidatura a prefeito de Taboão da Serra de Evilásio Farias, que governo o município de 2005 a 2012. O candidato a vice-prefeito será o dentista Ronaldo Dias, da mesma sigla. Também foram confirmados os nomes de 40 candidatos a vereador dos partidos PSB, PMDB, PTC e Rede.
No final do seu mandato em 2012, Farias havia anunciado a sua retirada da vida pública e por isso justificou a sua decisão contrariando até a vontade de sua família. “Eu mudei de opinião porque a opinião do povo não mudou. Eles defendem que eu fiz a melhor e maior gestão de Taboão da Serra de todos os tempos”, discursou.
Em seguida, ele focou suas críticas a atual administração, evitando citar o nome do atual prefeito Fernando Fernandes (PSDB). Ás áreas de educação e saúde foram os principais alvos. Ele também relembrou algumas ações do seu governo que culminaram com o título de cidade educadora e uma série de recursos do Governo Federal para obras e programas sociais.
Ainda em seu discurso, Evilásio Farias afirma que faz política por vocação. “Estou aqui porque sou vocacionado e até muito teimoso. Os vocacionados são os que fazem mais e melhor e mais dentro da ética e da necessidade das pessoas”, completou.
Já o candidato a vice Ronaldo, que nas eleições de 2012 quase foi o candidato a vice do prefeito Fernando, enalteceu o currículo do “maior político que Taboão da Serra já teve” e lamentou porque “muitas pessoas não reconhecem o seu valor”. Ele também prometeu lealdade e afirmou que “Taboão está regredindo”.
Durante a convenção, todos os pré-candidatos a vereador puderam falar por alguns minutos e prometeram ir às ruas com muita garra para conquistar uma vaga na Câmara Municipal e ajudar a eleger a chapa Evilásio e Ronaldo Dias.
Para esposa de Evilásio, Roseane Farias, é preciso caminhar muito pela cidade “para levar a verdade e desmentir as mentiras” ditas pelos seus concorrentes. Também participaram do evento o ex-vereador José Luiz Elói, os presidentes dos partidos Rede, PMDB e PTC. De fora, apenas um assessor do deputado estadual Jorge Caruso (PMDB). Um vídeo com mensagens de apoio enviado por políticos de fora de Taboão não pode ser exibido por falhas técnicas.
Após a convenção, o ex-prefeito deu uma entrevista coletiva e lembrou que o candidato do partido seria o Aprígio, que saiu e aderiu ao PSD, por temer que tomassem a sigla. “Um partido da dimensão do PSB, do carisma, não pode ficar sem candidatura numa cidade onde a administração do partido foi destaque”, completou.