loader-image
temperature icon 33°C

Casas no Jardim Vale das Flores recebem melhorias com ajuda de universitários Sul-Coreanos

Compartilhar notícia

 
Sul-coreanos reformam casas em Taboão da Serra
Sul-coreanos reformam casas em Taboão da Serra

O bairro Jardim Vale das Flores em Taboão da Serra estará em breve mais bonito.  Cerca de 30 famílias estão sendo beneficiadas com o projeto “Arrumando a Casa”, cujo objetivo é a reconstrução e revitalização de moradias de populações carentes. O projeto é uma parceria da ONG Internacional Habitat For Humanity com a empresa Hyundai Kia Motors, Projeto Arrastão, Prefeitura de Taboão da Serra e Associação de Moradores do Bairro que “foi criada com intuito de fortalecer a comunidade para que ela própria possa liderar os processos de transformação no local”, segundo Vanessa Teramoto Higa, responsável da Habitat pelo projeto. Este recebe ainda um patrocínio do Instituto Azzi.

As transformações das casas estão sendo realizadas por 63 estudantes universitários sul-coreanos que vieram através do programa de voluntariado da Hyundai: “Happy Move Youth Volunteers”. Eles estão trabalhando desde o início do mês de Fevereiro das 9h30 às 17h. Os trabalhos se encerram na segunda, dia 7. Won Dung Hwan, 24 anos, é um deles. Com vontade de conhecer um país da América do Sul e recomendado por um amigo que já havia participado do projeto, veio ao Brasil. “Nesses dias estou convivendo com muitas crianças e percebi que não pode faltar dança e música. As pessoas são muito apaixonadas e é esta lição que vou levar de volta para o meu país.” O gerente de responsabilidade corporativa da Hyundai Kia Motors, Hwang Ki Myoung, destaca que a intenção da entidade é prover uma melhor moradia para população brasileira e trazer esperança, além do intercâmbio cultural entre os jovens. “Já é a terceira vez que fazemos projetos no Brasil e isso melhora a relação entre os países. O interesse dos universitários foi grande, portanto, temos vontade de realizar mais projetos por aqui”, diz Myoung.

Reboco Parede

As necessidades e desejos da população local são avaliados pelos “arquitetos sociais” enviados pela Habitat For Humanity, com recurso pré-estabelecido, junto com a Associação de Moradores do Jardim Vale das Flores. A escolha dos moradores é baseada na renda de até três salários mínimos e em aspectos de vulnerabilidade como mulheres com filhos, idosos, pessoas com necessidades especiais e densidade da moradia. O Projeto Arrastão orienta a comunidade e a prefeitura faz a gestão do projeto e fornece técnicos como engenheiros, arquitetos e mestres de obra. A Diretora da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Taboão da Serra, Terezinha Gonzaga, enfatiza a importância dessas parcerias. “Na prefeitura de Taboão estamos implantando a política de habitação e urbanização de favelas há apenas oito anos. Queremos universalizar a política. Mesmo com projetos no Ministério das Cidades, os recursos não são suficientes, então precisamos dessas parcerias com as ONGs e outras entidades”, diz.

Essa parceria já tem mostrado resultado. Maria das dores, cuja casa está sendo reformada, demonstra sua felicidade. “A casa estava precisando de tanta coisa que nem estou acreditando no jeito que está. São só dois cômodos, mas não iria ter condição de fazer. Estou ansiosa para ver pronta”, comemorou. Além da melhoria habitacional, há também mudança na saúde da população. “As casas aqui são úmidas e muitas crianças têm problemas respiratórios por causa disso”, diz Vanessa Teramoto Higa, da Habitat For Humanity. Com o término desta etapa e a partida dos estudantes, a parceria continua para concluir mais 100 melhorias que serão feitas no Jardim Vale das Flores.

Parceria para reformar casas reúne diversas instituições e a comunidade
Parceria para reformar casas reúne diversas instituições e a comunidade

Luisa   Luisa Pascoareli para o site Taboão em Foco

25 anos, economista e estudante de pós graduação em jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

Veja também