Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
O vereador José Aparecido Alves (DEM) é o novo presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra para o biênio 2015-2016. A votação unânime aconteceu na noite desta terça-feira, dia 16. O vice-presidente será Carlinhos do Leme (PP). As vereadoras Joice Silva (PTB) e Érica Franquini (PSDB) vão ocupar as 1ª e 2ª secretarias, respectivamente.
“Quero agradecer cada um de vocês. Não tenho palavras para agradecer a quem confiou esses votos no vereador Cido”, disse o novo presidente, que em todo seu discurso elogiou cada um dos parlamentares.
Em seguida, durante entrevista a jornalistas ele prometeu investir na questão técnica para melhorar o trabalho dos vereadores. “Eu acredito que cada vez mais temos que divulgar, abrir e dar publicidade aos nossos atos. Eu quero trabalhar na questão técnica para valorizar a propositura dos vereadores”, completou Cido.
O novo mandatário do poder legislativo surpreendeu e só virou presidente após o fim do ‘Grupo dos 7’, que havia acordado que o presidente seria o vereador Marcos Paulo (Pros).
ACORDO DESFEITO
O vereador Marcos Paulo [Pros], que no dia 4 de dezembro, anunciou ter sete votos na disputa e estava – virtualmente – eleito, ficou fora até mesmo da mesa diretora. E a radical mudança ocorreu após o vereador Professor Moreira (PT) ter quebrado um acordo celebrado entre sete vereadores e anunciado que, tendo seis votos, votaria em si mesmo.
“Havia um compromisso com esse vereador para que eu presidisse a Câmara. […] Mas as casas são feitas por colunas. E quando vi que havia uma coluna que colocava a casa em risco, eu tirei a minha candidatura”, resumiu Paulinho.
NOVO ACORDO
A escolha do nome do vereador Cido aconteceu na segunda-feira, dia 16, em reunião com os 10 vereadores da base governista e o prefeito Fernando Fernandes. Foram horas de reunião e, por fim, o mandatário indicou o nome do novo presidente como sendo o mais adequando para presidir o poder legislativo.