loader-image
temperature icon 25°C

Começa o Censo 2010. Presidente Lula e dona Marisa respondem às perguntas

Compartilhar notícia

Começou no dia 1º de Agosto, domingo, o Censo 2010 nos mais de 58 milhões de domicílios do Brasil. Realizado uma vez por década, os recenseadores vão apresentar um questionário sobre diversas áreas para traçar um perfil do brasileiro e suas condições de vida.

As perguntas abrangem informações sobre educação, trabalho, renda, cor e raça, religião, existência de telefone celular, acesso à internet, recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais e tempo de deslocamento de casa para o trabalho. As informações são confidenciais e não podem ser divulgadas, a não ser por meio da estatística final.

O levantamento deste ano é totalmente informatizado e existe a possibilidade de responder o questionário socioeconômico pela Internet. Mas antes o morador deve receber a visita do recenseador para obter o código ao site do IBGE referente ao seu domicílio.

Trajes

Os recenseadores devem estar usando colete, boné e crachá de identificação. No colete também há um número 0800 em que o entrevistado pode confirmar na hora se a pessoa que está aplicando o questionário é realmente funcionário do IBGE.


O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, no lançamento do Censo 2010, no Ministério do Planejamento (Wilson Dias/ABr)

Lula e Marisa

O presidente Lula e a primeira-dama Marisa responderam ao questionário na tarde desta segunda-feira, dia 2, no Palácio do Alvorada.

“O presidente se prontificou a, logo no início do censo, prestar informações, e o que é fundamental é que todo brasileiro compreenda que o censo vai fazer um retrato atualizado da nossa realidade. E os próximos passos poderão ser planejados com base nessas novas informações de condições de vida e emprego da nossa população, educação, saúde”, disse Eduardo Nunes.

Da Redação

Com informações da Agência Brasil

Veja também