Começou no dia 1º de Agosto, domingo, o Censo 2010 nos mais de 58 milhões de domicílios do Brasil. Realizado uma vez por década, os recenseadores vão apresentar um questionário sobre diversas áreas para traçar um perfil do brasileiro e suas condições de vida.
As perguntas abrangem informações sobre educação, trabalho, renda, cor e raça, religião, existência de telefone celular, acesso à internet, recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais e tempo de deslocamento de casa para o trabalho. As informações são confidenciais e não podem ser divulgadas, a não ser por meio da estatística final.
O levantamento deste ano é totalmente informatizado e existe a possibilidade de responder o questionário socioeconômico pela Internet. Mas antes o morador deve receber a visita do recenseador para obter o código ao site do IBGE referente ao seu domicílio.
Trajes
Os recenseadores devem estar usando colete, boné e crachá de identificação. No colete também há um número 0800 em que o entrevistado pode confirmar na hora se a pessoa que está aplicando o questionário é realmente funcionário do IBGE.
Lula e Marisa
O presidente Lula e a primeira-dama Marisa responderam ao questionário na tarde desta segunda-feira, dia 2, no Palácio do Alvorada.
“O presidente se prontificou a, logo no início do censo, prestar informações, e o que é fundamental é que todo brasileiro compreenda que o censo vai fazer um retrato atualizado da nossa realidade. E os próximos passos poderão ser planejados com base nessas novas informações de condições de vida e emprego da nossa população, educação, saúde”, disse Eduardo Nunes.
Da Redação
Com informações da Agência Brasil