Por Allan dos Reis, no Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra
Os vereadores de Taboão da Serra devem votar na sessão desta terça-feira, dia 2, as contas do ex-prefeito Evilásio Farias (PSB) referente ao ano de 2009 que tiveram parecer desfavorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Cido (DEM), emitiu relatório seguindo o parecer do tribunal.
A vereadora Joice Silva (PTB) seguiu o parecer do relator e também votou na comissão pela desaprovação do ex-mandatário. O vereador Ronaldo Onishi (PSB) apresentou parecer contrário ao que indica o TCE e pede a aprovação das contas.
Cido explica que decidiu “seguir o relatório do tribunal” que apresenta elementos para condenação.
Para conseguir reverter à rejeição, o ex-prefeito precisa de nove votos contra ao relatório do TCE para não ficar inelegível por oito anos, como prevê a lei da Ficha Limpa. Porém, Evilásio já está inelegível por outro processo.
O vereador Onishi explica os motivos que o levaram a pedir a aprovação das contas. “Fiz um relatório técnico com base nas informações do TCE. São vários pontos. A questão do Fundeb o tribunal não considerou algumas questões, como estagiários, inativos e gastos com combustíveis, mas foram efetivamente gastos”, explica. E completa. “A questão pública foi satisfatória e foram atingidas. A questão é de entendimento”, diz Onishi, que nega ter sido influenciado pelo ex-prefeito e afirma que “vota com a consciência tranqüila”.
De acordo com o conselheiro do TCE Antonio Roque Citadini, as justificativas apresentadas pelo ex-prefeito foram insuficientes. “Quanto à irregularidade com a insuficiente aplicação dos recursos de Fundeb, mesmo acolhendo algumas justificativas da defesa, ainda assim, o percentual não seria plenamente alcançando”, diz no relatório.
A reportagem tentou falar com o ex-prefeito Evilásio Farias para comentar a rejeição de suas contas e não conseguiu.