Por Allan dos Reis, no Parque Pinheiros
Os professores da escola estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava participaram no fim da tarde desta segunda-feira (12) de uma palestra com o jornalista Gregório Bacic, diretor do programa Provocações, exibido até recentemente pela TV Cultura.

A discussão central girou em torno do documentário “Retrato de Classe”, produzido pelo mesmo para o programa Globo Repórter, exibido no final da década de 70. A narrativa é construída a partir da foto de uma turma do 2º ano do ensino básico de 1955 de uma escola particular de uma unidade de ensino na Vila Madalena.
“Acho a educação deste país muito ruim, sobretudo uma coisa que me incomoda mais, a cultura. Somos um país extremamente rico culturalmente, mas desprezada sobre todos os aspectos”, diz Bacic.
“Para mim, a cultura vem antes de mais nada e a educação vem junto. São coisas difíceis de separar. A educação é aquilo que vai nos propiciar exercer uma função dentro da sociedade com trabalho e etc, mas a cultura é uma coisa que me parece que vem antes, fundamentalmente isso. Eu acho muito difícil que a gente tenha uma grande evolução com essa desigualdade social”, salientou o jornalista.

Os professores ampliaram a discussão para o papel da mídia na sociedade brasileira. Por fim, ele destacou a necessidade dos educadores ampliarem suas formações também para a questão audiovisual, visto a evolução da tecnologia que hoje é utilizada com facilidade por alunos, mas nem sempre pelos professores.