A Prefeitura de São Paulo informa, através de nota, que está limpando o Córrego Pirajussara, “alargando sua calha, bem como reformando as galerias pluviais para aumentar a vazão das águas”. Porém, a nota não informa se o leito do rio foi estreitado, como afirma a nota (ver aqui) da Prefeitura de Taboão da Serra.
Nota:
A Prefeitura de São Paulo esclarece que, por meio da Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Obras, está executando a limpeza do Córrego Pirajussara, alargando sua calha, bem como reformando as galerias de águas pluviais em toda sua extensão no Município de São Paulo. Essas intervenções têm por objetivo aumentar a vazão das águas. A construção de mais dois piscinões pela Prefeitura de São Paulo, no Jardim Orly e no Parque Esmeralda, além da construção do piscinão Córrego Olaria, pelo DAEE, prevista para 2010, também ajudará no combate às enchentes na região.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Paulo
0 comentário em “Em nota, Prefeitura de São Paulo fala sobre as obras no Córrego Pirajussara”
Calma ai, Allan.
A nota da PMSP é clara, eles estão alargando a calha do Piraju. A PMTS diz que estão o leito do rio foi estreitado “segundo informações”. Vou desenhar pra você: a enchente a que nos referimos foi uma enchente de bueiros. Se você viu a cobertura que a tv fez da r. getúlio vargas, o centro histórico das enchentes desde de eras paleolíticas, viu um único bueiro funcionando, aquele redemoinho simpático que apareceu várias vezes.
A PMTS afirma que limpa bueiros e rios constantemente (o sr. prefeito afirmou isso em entrevista por e-mail, hábito hightec q está se espalhando), isto é, ele simplesmente joga a culpa na PMSP, sem nenhuma comprovação de que ela não esteja fazendo a parte dela.
(continua no próximo post)
Bem, antes que toquem a corneta me acusando de puxa-saco do Kassab, coisa que não sou mesmo(!), vale dizer q na r. jorge amado, que contorna o Extra, o Piraju está canalizado. Ali, ao que consta, é território de TS. Ali há acessos ao rio q corre sob a terra por onde dá pra entrar de carro! É frequente ver um matagal pavoroso dentro desses imensos “bueiros”. Tá, tá, talvez seja de SP a obrigação mas, q custaria ao TS pelo menos capinar o local, por colaboração, uma vez que a enchente tanto transtorno e preju produz para nossa cidade.
Isto é, por orgulho e cabeça-dura, TS joga lama no próprio sapato!
(continua)
E ai chegamos à r. José Carlos de Macedo Soares. Sugiro a vc, Allan, e a todos os jornalistas da cidade que deem uma olhada no trecho que desemboca na estr. do C. Limpo. Não espero que publiquem (ninguém é louco de desprezar aqueles 720, do anúncio do T.Legal, um troco q ajuda bem nos gastos) mas q vejam só por curiosidade. Vejam lá no lado do TS, o gabião que nunca foi refeito desde que foi construido lá pelos idos do pref. anterior, está desmoronando em 3 pontos distintos!
Saiu até uma ilustração gozando o fato num site da cidade. Como o cartunista mora em IS não tinha a obrigação de saber que aquela canalização bonita e moderna era só do lado de SP. No lado de TS havia (e está aumentando) apenas uma espécie de demolição. Ponto.
(conclui, prometo, no próximo)
Notaram que não me referi nem uma vez aos piscinões? Eles vão bem, obrigado. O do largo, aquela sujeira toda, o da Sharp sempre sendo limpo pela construtora, mas esperem o gov. Serra inaugurá-lo. Depois é de se acreditar que teremos de usar máscara para circular nas imediações.
O fato é que TS liberou o trânsito na r. J.C.de Macedo Soares!! Nossa prefeitura ficou muito brava com a construtora e resolveu peitá-la. Corajosa ela. Não vamos ser agourentos, Deus está conosco. Mas, por via das dúvidas, é bom circular por ali com atenção, qualquer coisa pode acontecer, embora providências e soluções não caiam do céu feito as tempestades que o aquecimento global tem jogado sobre nossas cabeças.
José Sudaia Filho