Por Allan dos Reis, direto da redação
O município de Taboão da Serra fechou 1.247 vagas de empregos formais (com carteira assinada) durante o ano de 2015. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho através do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Esse é o pior resultado desde em mais de uma década. Somente em dezembro passado foram 721 demissões. Com os dados disponíveis desde 2002, o pior ano havia sido em 2003 quando o saldo – entre as contratações e demissões – ficou positivo em apenas 93 vagas.
Os setores que mais demitiram em 2015 foram Indústria de Transformação, com 795 vagas, seguido por Serviços, com 729 vagas, Comércio, com 157, e Administração Pública, com 27 demissões. Os setores fecharam o ano com saldo positivo foram Construção Civil, com 449 vagas, e Agropecuária, com 12.
REGIÃO FECHOU MAIS 5,8 MIL POSTOS DE TRABALHO
Dos outros sete municípios que integram o consórcio Conisud, apenas dois deles tiveram saldo positivo. Foram São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista que criaram 1.258 e 468 vagas, respectivamente. Parte do sucesso desses municípios se deve a obra de captação de água na região em execução pelo Governo do Estado.
Porém, os piores resultados em 2015 ficaram por conta dos municípios de Cotia e Embu das Artes com 3.434 e 2.993 demissões respectivamente. Itapecerica da Serra demitiu 895 trabalhadores, em Embu-Guaçu foram 174 e Juquitiba fechou 77 postos de trabalho com registro em carteira.
De acordo com o Caged, ao todo no Brasil foram fechadas 1.542.371 vagas com carteira assinada.