Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
Criada no ano de 2013, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra inaugurou na semana passada, dia 15 de maio, uma sala preparada especialmente para abrigar as aulas, que serão oferecidas a servidores. Na ‘nova’ escola, a presidente Joice Silva (PTB) ampliar a qualificação aos taboanenses com vários cursos.
“A escola foi fundada em 2013, mas faltavam mecanismos para funcionar de forma correta. Hoje estamos dando o ponta-pé inicial com sala de aula, com tecnologia para dar novos cursos. Estamos fazendo uma escola do legislativo na casa do povo para o povo”, promete Joice.

“Queremos que a população venha se qualificar aqui. Que a população do legislativo venha fazer os cursos aqui. A escola será um grande diferencial em nossa região e em todo Estado”, prevê a presidente.
O presidente da escola será Isaías Santos, que reforçou. “Vivemos um momento de turbulência no país entre eles a questão do desemprego. A qualificação de profissionais é muito importante e a Câmara vai contribuir”, promete.
Convidado especial, Roberto Lamari, presidente das escolas do legislativo no Estado de São Paulo, reforçou alguns pontos positivos que o funcionamento dessas Escolas trazem.
“Vemos que os vereadores passam a participar mais e querer melhorar a sua produção legislativa e passam a buscar apoio. O maior ganho é que passamos a ter um corpo funcional muito mais qualificado, que se interessem pela qualificação e, portanto, vai conseguir atender melhor o munícipe e a fazer melhor o seu trabalho. E a outra questão é o reconhecimento do cidadão pelo trabalho da Câmara”, argumenta Lamari.

“A grande maioria das Escolas têm feito um processo de aulas que vão até as escolas [públicas]. Esse é um processo de educação. A gente não vê um resultado, imediato. Até porque na educação a gente não consegue ver resultado em um ano ou seis meses, mas quando a gente vai falar nas escolas de educação política e cidadania, e formar essa nova geração, não tenha dúvidas que a gente vai ter uma mudança significativa em pouco tempo”, completa.
Além do vice-prefeito Laércio Lopes (PTB), de secretários municipais, dos vereadores de Taboão da Serra, Johnatan Noventa, Professor Moreira (PSD) e Ronaldo Onishi (SD), houve a participação de parlamentares de Embu das Artes, DaniBoy (DEM), e de Itapecerica da Serra, Markinhos da Padaria (Pros).
A Escola do Legislativo foi criada em 2013 pelo então presidente Eduardo Nóbrega (PSDB). No ano de 2015, ela foi gerida pelo ex-presidente do legislativo Cido (DEM).