loader-image
temperature icon 19°C

Estudante de Taboão cria projeto para conservar recursos naturais

Compartilhar notícia

BiancaNo início do mês de novembro, a estudante Bianca de Araújo Mendes, aluna do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Neusa Demétrio, foi escolhida para participar da 11ª edição do Parlamento Jovem, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por seu projeto de lei que prevê conscientizar a sociedade para utilização e conservação dos recursos naturais.

Durante dois dias, Bianca, eleita deputada pelo partido do Meio Ambiente, viveu a rotina de um deputado estadual. Conheceu a Assembléia, participou de debates, defendeu em tribuna o seu projeto e participou de diversas votações no parlamento jovem.

A 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-15), em Copenhague, começou nesta segunda-feira, dia 7 de Dezembro, e deve definir ao novas metas para redução de gases que causam o efeito estufa. A estudante de Taboão da Serra lembrou que toda a sociedade tem responsabilidade pelas mudanças climáticas. “Temos o dever de cuidar do planeta para evitar uma tragédia climática. A sociedade precisa se conscientizar e o jovem têm um grande papel”, diz Bianca.

A meta estabelecida pela estudante é que o Estado de São Paulo crie mecanismos e incentive ações para que haja redução de 30% dos gases causadores do efeito estufa.

Parlamento

No projeto, a estudantes ensina algumas ações simples para ajudar a natureza. 

  1. Plantar árvores em calçadas e praças. Elas absorvem carbono.
  2. Trocar o automóvel pela bicicleta, trem, metrô e ônibus uma vez por semana ou uma vez por mês.
  3. Economize energia elétrica.
  4. Economize água, não tome banhos demorados, aproveite a água que lavou roupas para limpar quintal e carro.
  5. Interesse-se pelo destino do lixo, se ainda usa lixão ou aterro que não elimine ou reutilize o gás metano, proteste e pressione a prefeitura local.

Veja também