Por Allan dos Reis, no Centro
A manhã desta quinta-feira (5) marcou a abertura oficial das atividades do Outubro Rosa por parte da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra. Cerca de 400 pessoas foram até o Cemur prestigiar o evento, que além de muita agitação, teve duas palestras reforçando a importância da prevenção do câncer de mama.
“Outubro Rosa é um alerta internacional sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Desde 2013 fazemos esse lembrete sobre a importância da detecção precoce. Quanto mais cedo à mulher descobre e mais cedo tem acesso ao tratamento, maiores as chances de cura e menores as sequelas. A abertura oficial no Cemur mobilizou a população e tivemos a presença dos funcionários da saúde, universidades e associações”, diz a secretária de saúde Raquel Zaicaner.
O vice-prefeito Laércio Lopes diz que “os números assustam”. A estimativa para o ano de 2016 de câncer de mama foi de quase 60 mil novos casos. Ele também destacou um projeto de Taboão da Serra que arrecada cabelos para fazer perucas a mulheres vítimas da doença. A vereadora Priscila Sampaio (PRB) reforçou a importância do autoexame e lembrou que os homens tem papel importante na descoberta da doença.
A coordenadora dos direitos da mulher Sueli Amoedo reforçou que a campanha do Outubro Rosa está se intensificando e “que a demanda da mamografia está totalmente em dia”.
Estão previstas caminhadas, as unidades de saúde tem programação própria para conscientização das mulheres, alguns prédios públicos estão iluminados de rosa para chamar a atenção, exames (inclusive extras) de mamografias, um quiosque da coordenadoria dentro do Shopping Taboão para orientação às mulheres.
A abertura teve ainda a participação dos corais do Centro de Convivência do Idoso e da Coordenadoria dos Direitos da Mulher. Depois dos discursos da classe política, o público assistiu as palestras do médico ginecologista Nicolau Caivano e da terapeuta Silvia Helena Arruda. Houve ainda a dança circular com Marta Medeiros e música com Michele Oliver e Zulu.