Ex-secretário da fazenda de Taboão presta depoimento na CEI que investiga gastos da pandemia

CEI ouve depoimento do ex-secretário da fazenda Adelço Buher

Por Allan dos Reis, na redação

O primeiro convidado pela CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investiga “possíveis fraudes e irregularidades na utilização das verbas direcionadas ao combate à Covid-19” prestou depoimento quarta-feira (12). Ex-secretário da fazenda em Taboão da Serra entre 2013 a 2020, Aldeço Buher.

No “bate-papo”, como classificaram os membros da CEI sobre o convite, Buher deixou claro que era o responsável “por pagar as contas” da Prefeitura de Taboão da Serra, Porém, ressaltou mais de uma vez que a sua função era verificar o cumprimento do processo legal, mas não lhe cabia discutir quais despesas seriam feitas.

O secretário esclareceu que os R$ 32 milhões destinados pelo Governo Federal em 2020 não tinha como exclusividade em gastos no combate a pandemia. A CEI presidida pelo vereador André Edygio (Pode) tem como relator o vereador Anderson Nóbrega (MDB), além dos vereadores Gallo (Republicanos), Enfermeiro Rodney (PSD) e Érica Franquini (PSDB).

Érica questionou sobre a quantidade de beneficiários com a lei Aldir Blanc, Gallo questionou se a lavagem das ruas durante a pandemia foi paga com recursos federais. Rodney chegou apenas no final da reunião e não fez perguntas. O ex-secretário reforçou o papel que lhe cabia, deixando claro que caberia a outros secretários responderem essas perguntas.

Egydio questionou bastante sobre as despesas do hospital de campanha montado pela gestão Fernando Fernandes e administrado pela SPDM e o relator Anderson Nóbrega se “mostrou eficiente, pontual e mostrou o caminho” que será percorrido.

“Estamos fazendo um trabalho sério em cima de fatos determinados. […] Espero que do fundo do coração que o dinheiro tenha sido bem aplicado. E que infelizmente as mortes ocorreram porque foi um ponto fora da curva. E se tiver erros, vamos identificar e enviar ao Ministério Público”, finaliza Nóbrega.

NOVOS CONVOCADOS

Os membros da CEI aprovaram a convocação de dois novos depoentes: Ledivan Lopes Seabra, presidente do Conselho Municipal de Saúde e Walter Tanoue Hasegawa Júnior, controlador interno da prefeitura. A próxima reunião está marcada para a quarta-feira, dia 19, às 15h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.