Ex-vereador diz que prefeito Evilásio contratou advogado para acusados de fraudar o IPTU

Dr. Maurício André  (Foto: Arquivo)
Dr. Maurício André em visita a câmara em 2010 (Foto: Arquivo)

O médico, ex-vereador de Taboão da Serra e candidato à vice-prefeito do município derrotado nas eleições de 2008, Dr. Maurício André, disse em depoimento a Polícia Civil na última terça-feira, dia 16, que o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio de Farias (PSB), negociou a contratação de um advogado para defender sete acusados de fraudar a arrecadação de impostos através de baixa da dívida ativa. A denuncia já havia sido feita em reportagem do site Folha Online na semana passada, dia 11. O dinheiro, cerca de R$ 700 mil, segundo a denuncia, teria vindo de uma empresa que tem contratos com a prefeitura.

No Termo de Declarações [ver aqui], Dr. Maurício, como é conhecido, conta detalhes de como teriam ocorrido as negociações entre o advogado Flavio Cesar de Toledo Pinheiro e o prefeito Dr. Evilásio. O empresário Evandro Corado Oliveira, irmão do acusado Maruzan Corado, teria sido o responsável pela negociação do pagamento através de uma empreiteira que presta serviços à prefeitura. Oliveira nega a versão e diz que os emails publicados foram alterados [ver aqui].

À reportagem do site Taboão em Foco, na tarde de terça, Dr. Maurício também disse, por telefone, que acompanhou o advogado até o gabinete do prefeito porque “ele não sabia onde ficava a sede da prefeitura”, mas que a conversa entre ambos teria “durado menos de três minutos”, afirma.

EMAILS

Um dos pontos mais emblemáticos do depoimento do Dr. Maurício André é de como teriam chegado até ele os emails com toda a negociação e que foram divulgados na semana passada. O ex-vereador afirma que foi o próprio advogado quem os repassou. Porém, o advogado também abriu um “Termo de Declaração” no 15º DP, em São Paulo, na última sexta-feira, dia 12, onde alega que as mensagens eletrônicas “foram subtraídas” e que tinha “suspeitas sobre a autoria do furto”.

Por Allan dos Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.