Por Allan dos Reis, Direto da Redação

O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, participou na tarde desta quarta-feira, dia 30, durante meia-hora do programa Ciranda da Cidade, da Rádio Bandeirantes. Durante a entrevista, o prefeito falou sobre a crise na saúde, a redução da tarifa de ônibus e anunciou à provável “construção de um prédio administrativo” que englobe todas as secretarias.
A grande novidade da entrevista foi o anúncio do plano de construir um prédio administrativo. “Nós vamos construir um prédio administrativo para a prefeitura. E que abranja todas as secretarias”, prometeu. Fernandes. Segundo ele, um levantamento feito pelo vice-prefeito Laércio Lopes mostra que a administração gasta muito com aluguel de imóveis, sendo muitos deles com preços acima do valor de mercado e pouco utilizados.
Confira abaixo outros trechos da entrevista:
DÍVIDA
Fernandes disse que a dívida herdada do ex-prefeito Evilásio Farias é de “mais de R$ 180 milhões” com grande parte tendo o vencimento em curto prazo. Mesmo com o grau de endividamento, ele acredita que Taboão terá condições de fazer investimentos em breve já que o orçamento anual é superior aos R$ 500 mi. Para isso, ele promete reduzir o custeio da prefeitura. “Temos que enxugar o custeio da prefeitura para fazer investimentos”, promete.
POUPATEMPO
O governador Geraldo Alckmin deve anunciar a instalação do Poupatempo em Taboão da Serra oficialmente ainda nesta semana. Ao que tudo indica, ele vai “ficar na região do Pirajuçara”, por ser a mais populosa, e também ficar próxima a Embu das Artes.
TARIFA DE ÔNIBUS
Após revogar o decreto que autorizou o aumento da tarifa de ônibus, o prefeito de Taboão deu demonstrações de que não deseja aumentar – ao menos no curto prazo – o valor da tarifa, nem mesmo com a apresentação das planilhas da Viação Pirajuçara, que tem a concessão deste setor. “Dificilmente a gente vai aumentar o preço da tarifa”, diz.
VISITA A DILMA
No início da semana, Fernandes participou do encontro dos prefeitos do Brasil com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, com a promessa de investimentos em todo país, desde que tenham projetos. Por isso, ela garante que vai apresentar propostas para construção de Unidades Básicas de Saúde, creches e pavimentação.
SAÚDE
Outro tema muito comentado foi o caos na saúde pública, em especial ao atendimento no Pronto Socorro Antena, gerido por uma organização social. Fernandes disse que já teve uma conversa com a empresa e cravou. “Vamos romper esse contrato sem briga judicial”, diz. Ele também falou a respeito do projeto que aumenta o salário dos médicos no município.