Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
Em cerimônia rápida na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (14), a Justiça Eleitoral de Taboão da Serra diplomou o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), o vice-prefeito Laércio Lopes (PTB) e os 13 vereadores. A partir de agora, eles estão aptos a tomarem posse no dia 1 de janeiro de 2017.
O juiz eleitoral Nelson Ricardo Casalleiro entregou o diploma de posse aos eleitos e pediu que os políticos honrem os votos recebidos nas urnas.
“Queria parabenizar os candidatos eleitos, os reeleitos e desejar a vocês um ótimo mandato porque o bom trabalho de vocês reflete positivamente nas nossas vidas. E posso dizer isso porque desde o início da outra semana eu sou munícipe, sou taboanense. O sucesso do trabalho de vocês é o sucesso da minha vida. E isso está depositado nas mãos de vocês. Espero que vocês honrem o cargo para qual, nós taboanenses, os elegemos”, diz Casalleiros.
Em seguida, um a um, a começar pelo vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), o mais bem votado na história do município, foi chamado para receber o diploma de eleito. Seguido pela Joice Silva (PTB), a mulher com mais votos, que diz estar mais madura após um mandato e tem “mais garra e mais força para continuar trabalhando ao longo dos próximos quatro anos” por Taboão da Serra.
URNAS ELETRÔNICAS
Questionado sobre uma possível fraude nas urnas eletrônicas sugeridas pelos candidatos a prefeito derrotados Aprígio (PSD) e Buscarini (PV) e até mesmo de muitos candidatos a vereador, até da base governista, o juiz eleitoral foi taxativo em eliminar qualquer hipótese.
“Eu acho que o choro é livre. Como corinthiano que sou, eu acho que o título do Palmeiras foi roubado. Mas é porque o meu time não ganhou o campeonato. Eu garanto para vocês, porque eu acompanhei todo o processo eleitoral, nenhuma atividade humana é livre de fraude, não é uma eleição para papa onde talvez até exista fraude. Mas dentro das medidas e cautelas que precisam ser tomadas, a Justiça Eleitoral tomou todas. Eu posso garantir que o processo foi limpo. O povo pode ter escolhido certo ou escolhido errado. Isso é predileção de qualquer um. Mas o processo eleitoral eu garanto que foi livre de qualquer tipo de fraude”, rebateu Casalleiro.
Lista dos 13 vereadores eleitos e diplomados:
Dr. Eduardo Nóbrega (PSDB) – reeleito – 6.033 votos (4,32%)
Joice Silva (PTB) – reeleita – 4.294 votos (3,07%)
Marcos Paulo-Paulinho (PPS) – reeleito – 4.148 votos (2,97%)
Carlinhos do Leme (PSDB) – reeleito – 3.903 votos (2,79%)
Alex Bodinho (PPS) – eleito – 3.734 votos (2,67%)
Dr. Ronaldo Onishi (SD) – reeleito – 3.528 votos (2,52%)
Érica Franquini (PSDB) – reeleita – 3.446 votos (2,47%)
Cido da Ya Farma (DEM) – reeleito – 3.349 votos (2,40%)
Professor Moreira (PSD) – reeleito – 2.780 votos (1,99%)
Dr. André da Sorriso (PSDB) – reeleito – 2.625 votos (1,88%)
Johnatan Noventa (PTB) – eleito – 2.533 votos (1,81%)
Priscila Sampaio (PRB) – eleita – 2.363 votos (1,69%)
Rita de Cássia (PSDB) – eleita – 2.138 votos (1,53%)