Por Allan dos Reis e Gilmar Júnior, da redação
A forte chuva na tarde desta quinta-feira, dia 19, em Taboão da Serra deixou um lastro de destruição nas ruas do Largo do Taboão. O temporal começou por volta das 14h20 e minutos depois o Córrego Poá transbordou alagando as ruas do bairro como a Rua José Soares de Azevedo. Dezenas de carros foram submersos e pelos menos três deles foram arrastados para dentro do córrego. Uma pessoa, segundo o Corpo de Bombeiros, estava desaparecida até às 17h45. [CLIQUE E CONFIRA ALGUMAS FOTOS]
Em entrevista ao repórter Datena, apresentador do Cidade Alerta, uma moradora fala sobre o desaparecimento de um homem. “Eu tava na hora e corremos aqui para o Cristo. Um senhor estava num shorts preto e blusa branca. Ele estava no carro, tentou se segurar, mas a enchente levou ele”, disse Daniela por telefone.
O helicóptero Águia da PM teve que realizar o resgate de cinco pessoas que ficaram ilhadas. Elas foram deixadas no estacionamento do Supermercado Extra. “A operação em conjunto com Corpo de Bombeiros e grupamento aéreo para resgatar as pessoas que estão ilhadas e até mesmo submersas”, disse o capitão de operação Carlos Duvernay que recomendou que em caso de alagamento desligar a energia da casa para evitar curtos-circuitos.
Com o seu escritório numa das ruas mais castigadas, a consultora de vendas Andrea Mathias explica os momentos que antecederam o alagamento. “Estávamos [ela e a filha] na rua observando a chuva, verificando se iria encher ou não. Atravessamos para conversar com nossos vizinhos. A loja possui três degraus de escada, degraus relativamente altos, uns 80 centímetros no total. Pensamos em tirar algumas fotos e esse foi o tempo da água subir. Foi muito rápido, num piscar de olhos já não podíamos atravessar mais a rua”, diz.
Assim que as águas baixaram, os moradores da região começaram a computar os prejuízos. Equipes de diversas áreas da Prefeitura de Taboão da Serra, especialmente Defesa Civil e Assistência Social, começaram a trabalhar logo em seguida nos bairros Jardim Santa Luzia, Parque Assunção, Parque Marabá e Jardim Clementino.
RÉGIS BITTENCOURT TAMBÉM ALAGOU
Apesar dos maiores estragos terem sido no Largo do Taboão, a Rodovia Régis Bittencourt também foi completamente inundada devido as águas da chuva no Km 273. Ao menos dois ônibus, com passageiros, ficaram parados no meio da água.