O Fórum de Taboão da Serra adotou medidas restritivas de acesso e aumentou a segurança após a operação policial que já levou à cadeia 23 pessoas, entre elas vereadores, secretários municipais, empresários, servidores e ex-servidores acusados de fraudar a dívida ativa do município. Outras três pessoas continuam foragidas.
Criado no ano de 2003, o Provimento nº 811 foi adotado no fórum da cidade pela primeira vez e visa “resguardar a segurança e integridade física de todos aqueles que adentrem e permaneçam no interior das unidades do Poder Judiciário; Considerando a ocorrência de ameaças e a possibilidade de violência contra Servidores da Justiça, Partes, Promotores de Justiça, Advogados e Juízes”.
Com a medida, até mesmo os advogados podem ter que passar por revista dos policiais que fazem a segurança do local, além da identificação obrigatória. No fim de Junho, por causa dessa medida, um advogado ficou irritado ao tentarem lhe revistar e houve um princípio de confusão.
O site TF consultou alguns advogados da região para comentar a medida e eles afirmam que “há um temor preventivo” por parte dos funcionários e dos juízes do Fórum.
Por Allan dos Reis