Governo prorroga prazo para o alistamento militar obrigatório até 30 de setembro

Por Samara Matos, na redação 

Devido à pandemia do novo coronavírus, o governo prorrogou o prazo do alistamento militar obrigatório até 30 de setembro. Tradicionalmente, o prazo vai até 30 de junho. Para se alistar, ele deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

O Decreto nº 10.384/2020 foi publicado no dia 29 de maio no Diário Oficial da União. Devem se apresentar jovens que completam 18 anos em 2020. O decreto também altera o prazo de alistamento de brasileiros naturalizados. Antes, eles tinham que se apresentar em 30 dias a partir do momento em que recebem o certificado de naturalização. Agora, o prazo passa para 90 dias.

Todo brasileiro do sexo masculino deve se alistar. Caso ele perca o prazo, está sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Nesse caso, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, seja eletivo ou de nomeação, obter carteira profissional, assinar contrato ou receber qualquer prêmio de governos federal, distrital, estaduais ou municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.