Hoje é o último dia para centenas de livres nomeados em Taboão da Serra

Carteira de TrabalhoA esperada reforma administrativa da prefeitura municipal de Taboão da Serra foi aprovada na câmara municipal na terça-feira, dia 25. Conduzida pela Fundação Getúlio Vargas – que recebeu R$ 450 mil pelo trabalho – a reforma criou mais quatro secretarias (Comunicação, Cultura, Planejamento e Gestão de Pessoas) e mandou demitir todos os funcionários contratados por livre nomeação. Números não oficiais indicam que os LN chegam a 950.

O prazo para que todos sejam desligados de seus cargos se encerra nesta segunda-feira, dia 31 de Maio. O Diário Oficial nº 284 deste final de semana publica a lista com as exonerações de todos os livres nomeados. Já na edição nº 285 – que deve sair ainda hoje – vão ser publicados o retorno de cerca de 600 livres nomeados, segundo números ainda não oficiais, mas divulgados por todos os políticos do município. Porém, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o prefeito Dr. Evilásio Farias (PSB) e o Ministério Público do Trabalho diz que apenas os “cargos de chefia, direção e assessoramento podem ser preenchidos por livres nomeados”.

TAC
TAC assinado entre o prefeito de Taboão e o Ministério Público do Trabalho

Apenas a partir desta terça-feira, dia 1 de Junho, é que todos poderão ter uma noção mais exata do tamanho da reforma administrativa no município.

0 comentário em “Hoje é o último dia para centenas de livres nomeados em Taboão da Serra”

  1. ‘Deixando o bolo queimar pra não servir as visitas’

    As premissas que a PMTS passou à FGV não continham, dá pra apostar, ‘detalhes’ como o uso de cargos públicos como moeda de troca política de maneira generalizada desde muito tempo atrás. No tempo do pref. Armando e do Pref. Vicente, havia o ‘amigódromo’ mas, quando o sujeito, via ser cabo eleitoral, prestar favores, espionar, ser noivo da filha, padrinho do neto ou varejista de votos, chegava ao ‘carguinho’ era pra trabalhar duro. Tinha de fazer a máquina andar, obrigar os vadios a pegarem na enxada e enganar com promessas aqueles que realmente trabalhavam e nunca eram promovidos, enfim, ser olheiro e capataz dia e noite do alcaide. Quando o último pref. da terra entregou o cargo para o 1o. pref. de fora, o panorama mudou. Evoluimos. Os ‘méritos’ pra se conseguir o cargo se tornaram obscuros, as exigências para com os LN se tornaram voláteis (presença física, por ex.).
    Quando o Cesar Trali perguntou à ass.de imprensa da PMTS, sra. Cláudia, o que tinha a dizer sobre o pessoal que ‘recebia sem frequentar’ e ela, sem corar, respondeu ‘se há, nós não temos conhecimento’, já era a nova era, novos tempos.
    Trocando em miúdos, gastou-se 450 mil com a FGV (um pouco + do que os 300 q a empresa de engenharia que criou a tabela de valores do IPTU recebeu), instituição acima de qq suspeita, para planejar essa mudança toda. Negócio bom porq nem os responsáveis por esses ‘trens’ vão prestar contas dos prejus que causaram, a grande maioria dos LN volta pra folha de pagamento agora efetivos e os 400 que dançaram podem aguardar as próximas eleições municipais com tranquilidade porq, como se sabe, sem diálogo (o dr. Evilásio não dialoga nem quando compra pimenta no sacolão) as irregularidades properam e, bradando clichês como ‘cidadania e justiça social’, haverá um(a) novo(a) prefeito(a) disposto(a) a pendurar ‘funcionários de confiança’ em nossos bolsos.

    José Sudaia Filho
    blogdosudaia.blogger.com.br

  2. Maurício Lourenço

    Quais serão os critérios para a designação de servidores aos cargos de direção?. Que tipo de avaliação será feito??!!.

  3. A marcha a ré de hj será o TS amanhã

    A reforma administrativa como foi feita é trocar uma dúzia por 12. Recebi na minha cx.de entrada uma lista de escândalos e de políticos condenados em segunda instância feita por alguém que, pacientemente, foi coletando as notícias dos escândalos desde da época do pres. Geisel e os nomes dos fichas sujas, por ordem alfabética.

    O resultado é tão claro, completo, elucidativo e didático que penso colocá-la em meu blog com download livre.

    É uma obra de arte, simples, concisa, fácil de acessar, tudo só informação relevante. Por q cazzo alguém nestes 250.000 habitantes, ou na imprensa, ou mesmo no setor de RH da PMTS, agora Secretaria, não poderia ter feito uma tabela, copilando os dados disponíveis, sobre quantos LN haviam, quantos de carreira, quantos concursados, quantos terceirizados haviam antes e depois da reforma? Como ninguém cuidou disso (sei, sei, eu não cuidei porq, além de não ter acesso a informações nem do meu IPTU quanto mais do quadro de pessoal da PMTS, ficaria aplopético com o q veria, prejudicando, convenham, minha saúde) vamos aqui nos desgastando analisando fatos obscuros e confusos, verdadeiras caixas pretas.

    Reflitam, 5.000 funcionários públicos é fardo pesado demais para uma cidade de 20 km2. Bloqueia boa parte da arrecadação, limita fortemente o investimento público, por isso o atual governo vive de verbas do PAC e alega, para nos depenar com o IPTU abusivo, que não poderá manter as oferta de vagas nas escolas sem o sangramento fiscal de nossos bolsos!!

    E a Câmara, lugar propício para a aceleração do crescimento de cargos de confiança e onde a distinção entre o necessário e o conveniente é mais difícil de se fazer, quantos funcionários tem, teve ou terá à zero hora de primeiro de junho de 2010??

    Se forem refletir, por favor, consultem a charge bobinha do Portal e leiam os comentários à matéria que a motivou.
    Olhem especialmente o que diz um leitor, o ‘preto do piraju’. Aconselho esta leitura porq, pelas minhas próprias observações, constato a mesma coisa e, embora tenha eu o dom da palavra, não descreveria melhor o estado de coisas em que nos encontramos como fez este sr. no seu tosco modo de expressão.

    Enfim, trocado em miúdos, tudo continua como dantes com a grande diferença de que agora, quando um(a) apadrinhado(a), capacitado ou não, concursado ou não, for contratado ou nomeado na PMTS e na CMTS, o será baseado em uma reforma administrativa proposta pela douta e inquestionável Fundação Getúlio Vargas.

    E ser cabo eleitoral continuará sendo o principal meio de acesso aos cargos nobres ou plebeus do governo municipal.

    José Sudaia Filho
    blogdosudaia.blogger.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.