Por Williana Lascaleia, no Jardim Maria Rosa

Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 9, na Câmara Municipal de Taboão da Serra, as advogadas que representa o Shopping Taboão, Simone Matille e a Renata Campos de Almeida Monzillo, afirmam que o centro de compras vai – enfim – construir a alça de acesso sob a Rodovia Régis Bittencourt, sentido Embu das Artes, até setembro de 2015. O encontro teve a presença do secretário de obras, Rogério Balzano, e oito vereadores.
Segundo as representantes do shopping, foi assinado em junho de 2012 um TAC e eles aguardavam resposta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que foi publicada no dia 16 de setembro. “Esperávamos resposta da Prefeitura e da ANTT para saber o que iria se fazer: a alça ou a transposição em nível”, afirma Simone.
Segundo o Secretário de Obras, Rogério Balzano, em 2006 foi aprovado o Plano Diretor do Município que rege que construções acima de 2 mil metros façam o estudo de impacto de vizinhança e relatório de impacto na vizinhança, que gera termos de acordo, por isso que o shopping é obrigado a construir a alça de acesso. Aliás, a alça estava prevista até mesmo na planta original da construção.
Mesmo inaugurado em 2002, o local ainda não tem o ‘Habite-se’ e “por ordem do prefeito [Fernando Fernandes] será emitido [apenas] se todo o acordo for cumprido”, diz o Secretário.

O presidente da comissão de acompanhamento criada pela Câmara, Marcos Paulo (PSB), se diz muito satisfeito em ver que o shopping apresenta vontade de resolver o impasse, mas não poupou críticas. “O shopping está mais preocupado com o lucro do que com a população”, diz.
Também acompanharam a reunião os vereadores Cido (DEM), Eduardo Nóbrega (PR), Joice Silva (PTB), Ronaldo Onishi (PSB), Eduardo Lopes (PSDB), Érica Franquini (PDT) e Carlinhos do Leme (PDT).