loader-image
temperature icon 17°C

Jornalista tenta marcar exames para mãe na UBS Jardim Suiná e diretora o acusa de desacato

Compartilhar notícia

Por Allan dos Reis, na redação*

distritoO jornalista Adilson Oliveira do site Verbo Online foi conduzido pela GCM na tarde desta quarta-feira, dia 28, ao 1º DP de Taboão da Serra após a diretora da UBS Jardim Suiná, Mayumi Takamura, acusa-lo de desacato. Ele nega a acusação e afirma que estava no local para tentar marcar consultas para sua mãe, de 76 anos, e uma tia, de 62 anos.

“Fui cobrar agendamento de consultas e exames e a diretora veio depois me acusar de desacato e chamou a Guarda, que, com um GCM autoritário, me conduziu à delegacia. […] Simplesmente cobrei a marcação dos exames e das consultas. Ela me colocou em contato com uma senhora chamada Vera, que seria responsável pela regulação das vagas. Cobrei de novo e ela bateu o telefone duas vezes minha cara”, afirma Oliveira.

Segundo ele, as pacientes têm os pedidos médicos desde outubro de 2014 e não conseguem vagas para realizar consultas de “dermatologia e otorrino e exames de mamografia e ultrassom vaginal pra duas pacientes”, diz. Apesar da confusão, as pacientes vão continuar esperando.

Sem vagas para atender paciente idosa, a diretora da UBS Jardim Suiná, Mayumi Takamura, acusa o jornalista e filho da paciente, Adilson Oliveira, de desacato. (Foto: Reprodução / Facebook).
Sem vagas para atender paciente idosa, a diretora da UBS Jardim Suiná, Mayumi Takamura, acusa o jornalista e filho da paciente, Adilson Oliveira, de desacato. (Foto: Reprodução / Facebook).

A reportagem ligou na UBS no diversas vezes período da manhã e no início da tarde para ouvir a versão da diretora, mas o telefone só chamou. Por email, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Taboão da Serra informa que “a diretora da UBS fez um boletim de ocorrência pelo fato de ele ter desacatado verbalmente ela e um GCM que estava no local”, diz. E que “os agendamentos a Secretaria de Saúde informou que as vagas estão disponibilizadas para os meses de fevereiro e março além de contar com alguns direcionamentos para o AME e HGP”, diz a nota.

* atualizado às 15h50 com a versão da Prefeitura de Taboão da Serra

Veja também