O emprego formal na região continua a crescer em ritmo acelerado na região do Conisud conforme mostram os números divulgados, no dia 16 de Dezembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O superávit (diferença entre o número de contratações e demissões) no mês de Novembro é de 954 vagas. No ano passado, a região teve um novembro deficitário, de 18 vagas.
A surpresa negativa ficou por conta do fechamento de 503 postos de trabalho no município de São Lourenço da Serra. Porém, segundo informações da assessoria de imprensa, muitas empresas instaladas em outros municípios têm apenas o endereço registrado no município para pagarem menos impostos. É a chamada guerra fiscal. Por isso, os números oficiais podem não expressar exatamente a realidade.
Já o município de Embu se recuperou do saldo negativo de outubro e teve o melhor superávit da região, com 412 vagas. Em novembro foram criados mais de 1600 empregos formais no município.
Como mostra a tabela abaixo, o Comércio foi o que teve o melhor saldo dentro do mês. Com o aumento das vendas por causa das vendas de fim de ano, o comércio teve que contratar mais e demitir menos.
Por Allan dos Reis
Publicado originalmente na TRIBUNA Regional – Segunda Edição