Por Williana Lascaleia, do Parque Assunção
A grande manifestação que deveria acontecer em frente ao Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, neste domingo, dia 24, foi cancelada depois que ativistas e lideranças foram convidados para uma reunião com políticos do município. Até o momento, nenhum detalhe do encontro foi divulgado.
“Hoje seria uma grande manifestação. Ontem [sábado, dia 22] foi marcada uma reunião com um político da prefeitura, como forma de boa fé nós suspendemos a manifestação. A reunião foi confirmada para amanhã [segunda, dia 24]”, afirma Antília Reis, Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de São Bernardo do Campo.
Mesmo com o cancelamento, alguns ativistas, cerca de 40, se mantiveram em frente ao parque para esclarecer a população e tirar eventuais dúvidas. Eles informaram que não pretendem fechar o Zoo, apenas querem retirar os animais que estão doentes, e não podem permanecer no local durante a reforma, além de proteção especial aos que forem mantidos no parque nesse período.
“Nunca falamos que eram todos os animais [que queríamos retirar]. Ninguém é contra o Zoo. O que queremos, desde o começo, é a saída dos animais doentes, daqueles que não podem ficar enquanto tiver reforma, e que eles sejam isolados”, declara Antília .
Por volta das 12h o parque foi fechado ao público e somente a emissora de televisão TV Cultura, que esteve presente no local, pode entrar para realizar algumas imagens.
A Secretaria de Comunicação da prefeitura informou que não há nenhuma reunião agendada com ativistas.