Cerca de mil manifestantes de diversos movimentos sociais protestaram nesta terça-feira, dia 16, pedindo o afastamento do prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio de Farias (PSB). A manifestação começou por volta das 15 horas no centro da cidade. De lá, eles caminharam até a sede da prefeitura e em seguida foram até a câmara municipal onde entregaram o pedido de afastamento do prefeito do cargo. Os vereadores prometem analisar o documento e podem colocar o documento em votação na proóxima semana.
O secretário da APEOESP/Taboão, José Aparecido da Silva, explica que a decisão foi tomada após as denúncias da semana passada onde uma reportagem da Folha Online diz que o prefeito teria usado verbas públicas para pagar advogados dos acusados de fraudar o IPTU. Versão contestada pelo empresário que teria negociado o pagamento.
“O pedido é baseado na lei orgânica do município que diz que quando o prefeito é omisso em relação a crimes contra a administração pública os vereadores e qualquer munícipe pode solicitar a cassação do cargo. A nossa idéia é fazer pressão para que cada vereador se manifeste pela cassação”, diz Silva.
A advogada Julia Collet, da Comissão Contra o Aumento do IPTU, é reticente em relação a ser tomada pela câmara. “Eu acredito que se houver ruptura de fato entre a câmara e o executivo, a câmara aprova o afastamento”, diz.
Por Allan dos Reis