Por Allan dos Reis, na região central

O Metrô de São Paulo iniciou nesta semana uma série de perfurações na região central de Taboão da Serra que fazem parte das investigações geotécnicas para expansão da Linha 4-Amarela até o município, prometida para 2016. As duas primeiras perfurações estão sendo feitas na Praça Nicola Vivilechio e na Rodovia Régis Bittencourt, em frente a Niasi.
De acordo com o contrato com a empresa responsável pelas perfurações, “os estudos vão subsidiar o projeto básico das estações, túneis e poços da ligação Vila Sônia”. Em sua visita a Taboão na sexta (13), o governador Geraldo Alckmin reafimou que Taboão será o primeiro município fora da capital paulista a receber uma estação do metrô. Ele chegou a falar em duas estações. Uma na divisa com São Paulo e a outra próxima ao shopping.
O anúncio oficial da expansão do metrô até Taboão da Serra ocorreu em maio de 2012, quando Alckmin disse já estar fazendo o túnel em direção a Taboão. “Vamos contratar o projeto funcional para poder fazer a obra que são mais duas estações, Jardim Jussara [em São Paulo] e Taboão da Serra. Em 2016 a gente consegue chegar [em Taboão da Serra]. Eu vou iniciar a obra, se Deus quiser, no nosso mandato [que termina no fim de 2014], mas é difícil você projetar e o trem estar rodando em menos de quatro anos”, disse o governador na ocasião.
O início das perfurações é apenas a primeira etapa para definição do local onde será construída a estação.
