loader-image
temperature icon 24°C

Mulheres negras recebem homenagem em Taboão da Serra

Compartilhar notícia

Por Allan dos Reis, no Centro de Taboão da Serra

O Movimento Negro de Taboão da Serra, representado pelo Conselho Municipal do Negro (ComNegro) e pela Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (Copir), fez uma linda festa na noite desta quarta-feira, dia 25, para homenagear mulheres com forte atuação em defesa da igualdade racial no município e na região. O evento faz  das comemorações do “Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e Caribe”, que torna o dia 25 de Julho marco internacional da luta e da resistência da Mulher Negra em relação à opressão de gênero e de etnia.

Mulheres negras recebem homenagem. Na foto, Érica (centro) ao lado de Hélvio e Leila.

Representante do Movimento Sem Universidade (MSU), Érica Cristina Ferreira, disse que “ser negra neste país [Brasil] é sofrer todos os dias”. Morando no Brasil a seis meses, o cônsul de Moçambique, Carlos Magalhães, pesquisa a influência dos negros vindos da África na construção do país.

Cônsul de Moçambique Carlos Magalhães participa das homenagens às mulheres negras de Taboão da Serra.

“Os escravos sempre foram maltratados, mas nós ajudamos a construir esse país. E hoje [ontem] essa festa mostra que com esse combate das mulheres nós chegamos até aqui”, disse Magalhães.


Leila Dias (Copir) e Hélvio Alaeste (Comnegro) destacaram a importância de cada uma das mulheres homenageadas na noite.

Os candidatos a prefeito Stan (Psol) e Aprígio (PSB), junto com o seu vice Wagner Eckstein (PT), acompanharam a cerimônia. O vereador Alexandre Depieri (PSD) também estava presente. Convidado, o prefeito Evilásio Farias (PSB) não compareceu a festa e nem enviou representante.

Abaixo você confere a foto de todas as homenageadas.

Veja também