Por Allan dos Reis, no Centro de Taboão da Serra
O Movimento Negro de Taboão da Serra, representado pelo Conselho Municipal do Negro (ComNegro) e pela Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (Copir), fez uma linda festa na noite desta quarta-feira, dia 25, para homenagear mulheres com forte atuação em defesa da igualdade racial no município e na região. O evento faz das comemorações do “Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e Caribe”, que torna o dia 25 de Julho marco internacional da luta e da resistência da Mulher Negra em relação à opressão de gênero e de etnia.

Representante do Movimento Sem Universidade (MSU), Érica Cristina Ferreira, disse que “ser negra neste país [Brasil] é sofrer todos os dias”. Morando no Brasil a seis meses, o cônsul de Moçambique, Carlos Magalhães, pesquisa a influência dos negros vindos da África na construção do país.

“Os escravos sempre foram maltratados, mas nós ajudamos a construir esse país. E hoje [ontem] essa festa mostra que com esse combate das mulheres nós chegamos até aqui”, disse Magalhães.
Leila Dias (Copir) e Hélvio Alaeste (Comnegro) destacaram a importância de cada uma das mulheres homenageadas na noite.
Os candidatos a prefeito Stan (Psol) e Aprígio (PSB), junto com o seu vice Wagner Eckstein (PT), acompanharam a cerimônia. O vereador Alexandre Depieri (PSD) também estava presente. Convidado, o prefeito Evilásio Farias (PSB) não compareceu a festa e nem enviou representante.
Abaixo você confere a foto de todas as homenageadas.