Por Allan dos Reis, na Redação
Uma votação interna neste domingo (3) deve mudar os rumos eleitorais do Psol de Taboão da Serra. Até então, pré-candidata a prefeita nas eleições de 2024, a codeputada estadual Najara Costa perdeu a votação da chapa que vai ditar os rumos do partido e não deve ter apoio da nova direção para disputa municipal. Porém, ela tem um Plano B.
A Chapa 1, que tem nomes como Stan (candidato a prefeito de Taboão da Serra em 2012) e José Afonso (do MTST), teve 121 votos. A chapa 2, que tinha o apoio da Najara Costa, teve apenas 22 votos. Votação semelhante na disputa das teses estaduais.
Questionada pelo Taboão em Foco sobre a sua pré-candidatura, ela respondeu. “Foi muito recente. Não será debatida agora. Só a do Boulos [em São Paulo] está firmada. As outras ainda passarão por discussão no novo diretório. Ainda não se estabeleceram as pessoas que irão compor. Meu nome segue à disposição”, diz Najara.
Porém, as pessoas próximas da chapa vencedora dão como certo que ela não será a candidata do partido. Eles reclamam que a sua pré-candidatura está sendo construída sem discussão interna no partido.
‘PLANO B’
Uma das saídas para Najara Costa disputar a prefeitura de Taboão da Serra pode ser sua filiação junto ao PSB, onde já existe um pré-acordo. Segundo o ex-prefeito Evilásio Farias e o ex-vereador Professor Moreira, caso Najara se filie ao partido, o melhor colocado nas pesquisas eleitorais entre os três: Najara, Moreira e Evilásio terá o apoio dos outros dois.
Ao contrário do que afirmam publicamente Evilásio e Professor Moreira, Najara nega que haja esse acordo. “Sou pré-candidata à prefeita pelo Psol. Não tenho qualquer acordo com os citados. Eu tenho sido convidada a conversar sobre oposição com pessoas da cidade e é isso o que ocorre. Sou codeputada estadual e pré-candidata à prefeita. Independente do resultado de pesquisas o meu desejo é a candidatura ao executivo, é esse o meu propósito. Neste momento eu não tenho qualquer intenção de sair do Psol”, diz.