Por Williana Lascaleia, no Jardim Maria Rosa
Um coquetel na noite de sexta-feira, dia 15, marcou o lançamento oficial do colégio SER – que vai atender do ensino infantil até o ensino médio – e da Faculdade Fecaf, que aguarda a liberação do Ministério da Educação (MEC), e deve iniciar as primeiras turmas no segundo semestre deste ano.
A nova instituição, que fica na Avenida Vida Nova, tem capacidade para atender até 12 mil alunos por dia e foi idealizado pelo empresário Joel Garcia de Oliveira, antigo proprietário da Faculdade Taboão da Serra (FTS), que acabou vendida e integrou hoje integra ao grupo Anhanguera.

“A educação é arquitetada em um tripé composto de professores, alunos e estrutura física. Contudo, mesmo que exista disponíveis os três elementos, é necessário ter um quarto elemento porque sem ele nada se concretizará. Estou me referindo a coragem para acreditar que não se trata de um mero empreendimento empresarial, coragem para acreditar que somente através da educação será possível termos uma cidade melhor, um estado melhor e um país melhor”, diz Oliveira.
A festa teve a presença de quase toda classe política do município. Entre elas o prefeito Fernando Fernandes e a deputada estadual e primeira-dama Analice Fernandes, que ressaltaram a importância da nova unidade de ensino particular, que vai gerar recursos aos cofres públicos e auxiliar de instituições
“A importância de uma instituição como essa para a educação é indiscutível. Estava com o Joel e vamos ter curso de engenharia. Só isso já vai nos levar a um nível de educação superior regional. Mas o mais importante em uma obra como essa é o que eu já falei. O foco da administração pública é o foco com a responsabilidade social, que se faz com divisão de riquezas e você precisa gerar. Uma instituição desta sinaliza para o maior desenvolvimento da cidade e vai gerar riqueza, que com ela você vai pode investir naqueles que mais precisam”, diz Fernandes, que informa que o valor do ISS da obra foi em torno de R$ 500 mil.

A deputada enalteceu a confiança dos empresários no município. “Parabéns por este empreendimento, que vai agregar valores em Taboão da Serra. Vocês demonstraram confiança na cidade. Muitos não acreditaram que havia espaço para este tipo de empreendimento”, parabenizou Analice.
COLÉGIO SER
O Colégio Ser possui uma área com cerca de 20.000 m² e o espaço conta com: laboratórios de informática, área de vivência, enfermaria, quadra poliesportiva, ginásio coberto, playground, horta, piscina coberta, cantinas, restaurante, biblioteca, auditório, laboratórios para as disciplinas e área de embarque e desembarque.
O colégio usa o material didático da Abril Educação. Os alunos do infantil são monitorados por um sistema de câmeras 24 horas permitindo o acompanhamento dos pais.

FACULDADE FECAF
Os cursos de graduação que devem iniciar em julho deste ano e terá cursos de pedagogia, administração, direito, engenharia, biomedicina, fonoaudiologia e educação física [entre outros]. A expectativa é que em breve a unidade seja autorizada a oferecer cursos de medicina.
“Serão 20 cursos que vamos implantar em julho. Que irão iniciar com administração, direito, pedagogia e engenharia. Até o final do ano serão implantados os 20 cursos. Vai ter ainda cursos de biomedicina, fonoaudiologia, mas o maior projeto é medicina. Nós já estamos pleiteando e devemos implantar em um ano ou dois”, diz o mantenedor Oliveira.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
De acordo com Sandra Oliveira, uma das proprietárias da unidade de ensino, já foram gerados dezenas de empregos apenas com a abertura da escola e a expectativa é que o número de novos postos de trabalho dobre com o funcionamento da faculdade.
“Neste primeiro momento já começamos com 50 funcionários, entre professores e administração. Quando iniciar a faculdade no segundo semestre, de início serão mais 100 empregos diretos. E tem ainda os empregos indiretos de fornecedores e parceiros”, diz Sandra.




