Da redação do Taboão em Foco
O Governo do Estado de São Paulo nomeou Antonio José Correia de Sampaio como novo delegado da Delegacia Seccional de Taboão da Serra. E uma das primeiras ações do mandatário foi trocar os delegados dos dois distritos policiais do município, além das equipes de investigação.
Ele vai trazer para o município policiais de sua confiança para trabalharem no 1º e 2º DP. A indefinição prossegue em relação à Delegacia da Mulher.
Delegado titular do 1º DP há oito anos, Gilson Leite, se despediu de todos durante a reunião do Conseg Monte Alegre na semana passada.
“Essas são mudanças administrativas normais e corriqueiras. Mudou o nosso delegado seccional e ele está trazendo o grupo dele, que é bastante competente também. E essas substituições acabam acontecendo. Devo ir para São Paulo, na terceira Seccional, que cuida da Zona Oeste de São Paulo”, avisa Leite.
Além do delegado, também foram anunciadas a saída do chefe dos investigadores Peniche e Marquinhos, que podem ser convidados a acompanharem o delegado Gilson. O delegado-titular do 2º DP era Marcelo Jacobucci, que foi para Barueri.
MEDALHA
Durante a reunião do Conselho de Segurança de Taboão da Serra (Conseg) Monte Alegre, o delegado Gilson Leite Campinas junto com sua equipe de investigadores. Ambos seriam homenageados no dia 7 (quarta), mas podem não estar mais no município e por isso receberam de forma antecipada.
“Hoje, de forma especial, gostaria de entregar essa medalha para o senhor [Gilson], que é merecedor. Tenha certeza que tem um significado muito grande e está sendo passada de coração porque o trabalho foi muito bem feito”, diz o presidente do Conseg José Júnior.
Os outros homenageados também estão de saída do 1º DP. “Peniche e Marquinhos. Queremos agradecer vocês também porque sabemos que para um trabalho seja bem feito a equipe tem que ser boa. E a gente sempre sentiu essa presença de vocês. Sempre fomos bem recebidos por vocês”, completou Júnior.
AGRADECIMENTOS
Durante a reunião, não faltaram elogios de moradores ao delegado Gilson Leite. “Para a gente foi um susto. ‘Perder’ alguém com quem até já briguei. Estamos de luto”, disse uma moradora do Jardim São Miguel.
A presidente do Conseg Pirajuçara Solange Alves também comentou sobre a troca de delegados. “Não podemos dizer a nossa dor com a saída do Dr. Gilson. A gente sente falta de confiança e do vínculo que a gente criou”, diz.
O vice-prefeito Laércio Lopes revelou ser fã do delegado e agradeceu os “oito anos a frente da delegacia de Taboão da Serra”.
LÍDER DO GOVERNO CRITICA SSP
Agora no PSDB, o líder do governo na Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, evitou criticar diretamente o governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas não deixou de criticar a postura do Governo do Estado, que através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), fez as alterações e sequer informou as autoridades locais e a sociedade taboanense.
“[Quero] lamentar a maneira pela qual a Secretaria de Segurança Pública tomou a decisão de mudança de comando da nossa polícia civil de Taboão da Serra. Entendo que mudanças são importantes e muitas vezes favoráveis ao serviço”, diz Nóbrega.
“Como se faz uma alteração de tamanha envergadura, quando se coloca modernamente que a polícia e a comunidade precisam ter uma relação muito mais próxima para que possam dar respostas a criminalidade, e retiram policiais que são reconhecidamente aprovados pela nossa população sem nenhuma satisfação, sem nenhum aviso prévio, por pura questão administrativa e interna da polícia civil. […] Isso vai ecoar. Terça-feira [dia de sessão] vou fazer um voto de lamento e que leve ao secretário de segurança pública”, completou o vereador, que questionou se a deputada Analice Fernandes foi avisada.
CONVITE
Nóbrega também surpreendeu a todos e fez um convite público ao chefe dos investigadores para que ele se afaste de suas funções e seja um dos funcionários do gabinete do vereador.
“Faço um convite já de pronto ao Peniche, que não vá embora [de Taboão da Serra]. Se for possível e ele puder se afastar da Polícia Civil e trabalhar no meu gabinete, cada vereador tem direito a três, farei um remanejamento e seguro o Peniche no meu gabinete. O que foi feito com esses profissionais não é digno e não é correto”, completou o parlamentar.
Durante a reunião, não houve qualquer tipo de resposta do policial a cerca do convite.