Por Allan dos Reis, no Jardim Clementino, em Taboão da Serra
A coligação “Taboão crescendo com você” lançou na noite desta segunda-feira, dia 16, oficialmente Aprígio (PSB) como candidato a prefeito de Taboão da Serra, com o petista Wagner Eckstein ocupando o cargo de vice. O encontro aconteceu em uma casa de shows na estrada Kizaemon Takeuti e serviu para dar ânimo aos candidatos que ainda estão sem material de campanha.
“A ideia é organizar a tropa, o discurso de rua e animar [os candidatos]. Nós já estamos fazendo algumas caminhadas e isso era uma espécie de aquecimento. Agora nós vamos entrar em campo mesmo. A campanha começa para valer a partir de amanhã [hoje]”, disse Irineu Casemiro, coordenador-geral da campanha.
Já o candidato Aprígio preferiu provocar, sem citar o nome, o seu adversário Fernando Fernandes (PSDB). “Quem está tremendo hoje é o nosso adversário. Ele está tremendo porque não consegue reunir um grupo deste, ele não esperava a nossa aceitação na cidade como está sendo aceita. Ele está tremendo porque em toda rua que a gente passa as pessoas falam ‘agora sim a gente tem um candidato para votar’”, ironizou e fez uma série de acusações que o Taboão em Foco não publica porque o peessebista evitou dizer a quem acusava.
Aprígio e os seus correligionários também criticaram a propaganda do candidato do PSDB. “Quem não tiver obra pública para mostrar vai ficar com a cara no chão”, completou. Minutos antes, o coordenador da campanha já havia critica o adversário. “Ele está falando que fez a faculdade, fez o Extra e fez o shopping”, disse Casemiro.
O prefeito Evilásio Farias (PSB) também criticou o tucano. “Quem tem que fazer shopping é quem vem ganhar dinheiro com ele aqui. A iniciativa privada”, disse. Ele aproveitou a ocasião para defender, de forma indireta, o reajuste do valor do IPTU, a partir de 2010 com a correção da Planta Genérica de Valores (PGV) e que tem sido uma das principais bandeiras dos outros dois candidatos.
“Pergunte a qualquer morador desta cidade se o seu imóvel não valorizou em oito anos 300, 400, 500 ou 1.000%. É uma das cidades de melhor valorização imobiliária da Grande São Paulo”, disse Evilásio. E ainda completou. “Só para vocês terem parâmetro, se comparamos aos shoppings da cidade de São Paulo, eles devem pagar aqui 30% do que eles pagam lá. E é a instituição que mais paga IPTU para a gente. Só para você saber que o IPTU daqui não é tão alto assim”, afirmou.
Com exceção do dirigente do PTN, participaram ainda do encontro todos os presidentes de partidos que compõem a coligação, além do deputado estadual Geraldo Cruz (PT).