Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
Os vereadores de Taboão da Serra realizaram nesta terça-feira (6) a primeira sessão de 2018 após o recesso parlamentar. Apesar do aparente clima de tranquilidade, o ano – que tem eleições gerais – promete ser quente. Os parlamentares também aprovaram os 26 munícipes que serão agraciados com a medalha 19 de fevereiro.
Entre os agraciados estão comerciantes, profissionais liberais, advogados, esportistas entre outros membros da sociedade taboanense, que tiveram seus nomes aprovados pelos vereadores.
Se a aprovação dos nomes foi tranquila, coube ao vereador André Egydio (PSDB) dar o tom de como será o clima político ao longo do ano. Seu discurso versou a respeito do significado da palavra “compromisso”. Não foi claro a quem desejava atingir, mas ao citar a eleição para presidência da Câmara em 2017, deu a entender que está cobrando algo que teria sido acordado na época. Para alguns, o compromisso de que seria o próximo presidente do legislativo, em eleição que ocorre no fim do ano.
“Aqui [na Câmara] temos um exemplo verdadeiro de compromisso. A nossa presidente Joice Silva foi eleita com o compromisso de sete vereadores, inclusive eu, que vim do PSDB, a contra vontade de muitos para votar na nossa presidente. […] Quando eu faço um compromisso com alguém, eu vou cumprir. E gostaria que o fizesse comigo, quando elas fizessem o compromisso”, discursou Egydio.
Em seguida, o líder do governo Eduardo Nóbrega (PSDB) foi à tribuna e garantiu que o candidato à presidência da Câmara pelo partido será o Egydio. No fim da sessão, ele também prevê um ano tenso politicamente.
“Acredito que a relação política vai influenciar demais nas relações na Câmara. E não acredito que teremos um ano tranquilo. Até outubro teremos algumas discussões aqui, que tornam, para ficar mais clara minha fala, que tornam todo e qualquer projeto do executivo ou do legislativo sem garantia de aprovação. Um exemplo claro hoje. Se o veto do prefeito [a dois projetos aprovados] vai para pauta hoje, estou para te dizer que seria derrubado [pelos vereadores]. Temos como prognóstico um ano complicado. E vai ser”, prevê Nóbrega.
A presidente Joice também acredita que o clima eleitoral vai agitar o cenário político dentro da Câmara. “Creio que 2018 será um ano bem agitado, com eleição para deputado, para presidente, mas para deputado é o que está mais próximo da gente e ano de eleição de presidência [da Câmara]. Então a gente sabe que será um ano bem agitado”, diz.
Como terça (13) é carnaval, a próxima sessão será no dia 20 de fevereiro, dia em que ocorre, pela manhã, a sessão extraordinária e a noite a sessão solene para entrega da Medalha 19 de fevereiro.