loader-image
temperature icon 25°C

Parque Marabá é o primeiro bairro de Taboão a receber carreta com base da GCM

Compartilhar notícia

Por Williana Lascaleia, no Parque Marabá

Após várias reclamações sobre assaltos na região do Parque Marabá em Taboão da Serra, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) instalou na segunda-feira, dia 9, a nova base móvel que vai funcionar 24 horas por dia para diminuir as ocorrências na região. O caminhão, que serve como base, foi apresentado a população durante o desfile de 7 de Setembro e é uma das novas armas do município para auxiliar no combate a violência.

O secretário de segurança Gerson Brito explica que a carreta vai ficar no bairro até que haja melhoras significativas no índice de violência e por isso tem intensificado as abordagens.

“Vamos ficar aqui [no Parque Marabá] enquanto for necessário, até baixar o índice de criminalidade. Estamos entrando com ação não só policial, mas social também. Estamos vistoriando veículos e cidadãos”, afirma Brito.

Prefeitura de Taboão da Serra coloca na rua carreta com Base da GCM e espaço para educação.
Prefeitura de Taboão da Serra coloca na rua carreta com Base da GCM e espaço para educação.

A iniciativa ganhou apoio dos moradores e comerciantes da região, que agora torcem para que as carretas fiquem de forma definitiva no local. Eles afirmam que os roubos acontecem no local a qualquer hora do dia.

“A base deveria ser permanente porque dá segurança. Depois ela vai embora e acontece tudo de novo. Já que veio, que fique aqui no bairro”, pediu Antonio Silva, morador do bairro há 18 anos.

Assaltado duas vezes, o comerciante José da Silva afirma que teve que reduzir o estoque de mercadorias para minimizar os prejuízos durante os assaltos. “Fui assaltado duas vezes. Levaram muita mercadoria e cheguei a reduzir até o estoque por conta dos assaltos. Depois coloquei câmeras. Acredito que com a base a ação dos assaltantes será minimizada”, diz Silva.

A carreta que serve de base móvel também vai oferecer palestras e cursos em parceria com a Secretaria de Educação com o objetivo de realizar um trabalho preventivo com as crianças das escolas municipais do 5º ano. O objetivo é envolver toda a comunidade, a segurança e a população, para que se possa ter uma crescente queda da criminalidade.

Veja também