loader-image
temperature icon 22°C

Passageiros de Taboão pagam a maior tarifa do Brasil para andar de ônibus

Compartilhar notícia

Por Allan dos Reis, no Centro, em Taboão da Serra

Desde o dia 23 de Dezembro, domingo antevéspera de Natal, os usuários de ônibus municipais de Taboão da Serra pagam isoladamente a maior tarifa do Brasil. O valor foi reajustado muito acima da inflação (prevista para fechar 2012 em 5,78%) e chegou a R$ 3,30, um aumento de 10% em relação ao valor anterior, que também havia sido reajustado muito acima da inflação no primeiro dia deste ano [VER AQUI]. Juntos com Taboão na cobrança deste valor estão os municípios de Osasco e Campinas. Em breve também estarão os municípios de Mauá e São Caetano.

Taboão da Serra aumenta tarifa de ônibus para R$ 3,30.

Nem mesmo o final de mandato e as falas do futuro prefeito Fernando Fernandes (PSDB), que publicamente se dizia ser contra o aumento, sensibilizaram o mandatário Evilásio Farias (PSB) que atendeu aos pedidos – previsto em contrato – da Viação Pirajuçara, dona da Fervima, que mantém contrato com a prefeitura há 14 anos.

Em nota, o secretário de comunicação José Ribeiro deu as mesmas explicações de sempre e justificou o aumento com base em uma planilha de custos, que “abrangem, entre outros itens, atualização salarial da categoria profissional, reposição de aumento de preços de insumos básicos e despesas administrativas e operacionais”, diz.

Ele completa que “estão incluídos também investimentos realizados pelo sistema de transporte nos últimos anos, como a compra de novos carros e adequação a lei de acessibilidade, além de aproximadamente 10 % de passagens gratuitas que são bancadas pela própria empresa. Em outras cidades como São Paulo, por exemplo, é a Prefeitura quem subsidia os passes dos idosos e descontos para estudantes”, completa.

Ao comparar o subsídio da maior cidade da América Latina com um dos menores municípios do país, a prefeitura não cita que na capital paulista, o passageiro de ônibus que utiliza o bilhete único tem direito a utilizar até quatro ônibus em um período de três horas pagando apenas uma passagem.

PROMESSA

Aliás, o próximo prefeito Fernando Fernandes assume a prefeitura na próxima terça-feira, dia 1 de Janeiro de 2013, com a promessa de campanha de criar em Taboão da Serra o bilhete único.

Já curtiu o Taboão em Foco no Facebook?

Veja também