Por Williana Lascaleia, na região do Pirajuçara

Um grupo com cerca de 100 manifestantes protestaram no sábado, dia 12, contra a construção de uma unidade do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga, na região do Pirajuçara, em Taboão da Serra. Entre eles estavam os líderes do PT, incluindo o deputado estadual Geraldo Cruz, a ex-vice-prefeita Professora Márcia, o ex-vereador e candidato a vice na eleição de 2012, Wagner Eckstein, o ex-vereador Paulo Félix, membros do MST entre outras pessoas.
“Estamos fazendo este ato em defesa da Praça Luiz Gonzaga e para que nossa voz chegue ao Prefeito Fernando Fernandes para que ele chame a sociedade civil para conversar. Nós queremos o Poupatempo, é um serviço importante”, diz Eckstein, que tem sido a principal liderança nesta disputa.
Foram quase duas horas entre um discurso e outro. Todos com duras críticas a administração do prefeito Fernando Fernandes. O grupo aguarda uma decisão da Justiça sobre o pedido de liminar, que solicita a paralisação das obras. No fim do ato, um abraço simbólico na praça.
O motorista de ônibus Valdemir Justiliano diz ser contra o Poupatempo na praça porque vai acabar com uma das poucas áreas de lazer na região. “Sou contra a vinda para a Praça porque aqui é o espaço para as crianças brincarem. Não acho certo vir para a praça, mas para Taboão sim” diz.
Já a dona de casa Silvia Santos diverge do motorista e afirma que o local só traz transtornos aos moradores da região. “Eu acho ótimo. Irá ter mais empregos e as festas que acontecem aqui [na praça] é um transtorno. Muita música alta, gente brigando, drogas. Um horror.”, reclama.
O grupo afirma que já conseguiu colher 5 mil assinaturas contra a instalação do prédio naquele local. O próximo passo é conseguir trazer a grande imprensa para que a “voz dos manifestantes chegue até o Palácio dos Bandeirantes”, sede do governador Geraldo Alckmin.

OUTRO LADO
O prefeito Fernando Fernandes afirma que o local não é uma praça e sim uma sobra de loteamento e que após a construção do prédio do Poupatempo ela será muito mais praça do que ela é hoje. Ele reafirma que a manifestação é realizada por quem perdeu a eleição [em 2012] para ele.