“Pico da dengue está previsto para 2010”

dengueO verão chegou e a preocupação com a Dengue também. De janeiro a novembro de 2009, a região do Conisud registrou 46 casos de contaminação pela doença. Porém, 28% desses casos são de pessoas que foram contaminadas em outras regiões do país e foram diagnosticadas em seu município de origem. Agora, o objetivo das administrações municipais é intensificar o trabalho de prevenção.

O Diretor de Centro de Zoonoses de Taboão da Serra, Dr. Clóvis José de Sá, explica que durantes os meses de maio a novembro a prefeitura realizou trabalhos preventivos. Da operação cata-bagulho a feira de ciência nas escolas municipais. Porém, para o ano de 2010 a expectativa é de aumento no número de casos.

“A cada dois ou três anos nós temos um pico de aumento (de infecções). E esse pico da dengue está previsto para o ano que vem (2010) porque começaram as chuvas antes da hora, tivemos poucos casos no ano passado, mas já começou a aumentar”, alerta Sá.

O Diretor também explica que a população precisa se conscientizar e eliminar a água parada durante todo o ano. Apesar do pico da doença acontecer durante o verão, há o risco de contaminação durante o ano inteiro. Sá também faz um alerta.

“A laje hoje é um problema grave para gente. O munícipe faz a laje e a água não escoa da laje. As casas não têm projeto. Olha lá (aponta a uma residência) a umidade daquela casa. Tem água parada em cima”, diz o diretor.

Confira algumas dicas para prevenir à dengue:

dengue1dengue3

dengue4dengue5

Por Allan dos Reis

Publicado originalmente no jornal TRIBUNA Regional – Segunda Edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.