loader-image
temperature icon 17°C

Polícia Federal prende criador de aves em Taboão da Serra

Compartilhar notícia

A Polícia Federal em trabalho conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- IBAMA, prendeu na sexta, 20, um criador de pássaros que identificava aves de espécie ameaçada de extinção com anilhas falsificadas.

A ação foi realizada em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e se deu em razão de fiscalização anterior do órgão ambiental federal que verificou indícios de falsificação das anilhas com a sigla do IBAMA.

Nesta nova fiscalização, foi constatada que todas as anilhas eram falsas, motivo pelo qual o criador foi preso. A falsificação de anilhas é um recurso utilizado pelos criadores na tentativa de legalizar animais oriundos do tráfico de animais silvestres, como se o animal tivesse nascido em cativeiro.

Foram apreendidos 9 pássaros: 1 pintassilgo, 3 galos-da-campina, 4 trinca-ferros e 1 azulão que está ameaçado de extinção.

Constataram-se sinais de maus tratos, além das más condições de higiene. Os animais silvestres foram encaminhados ao CRAS – Centro de Recuperação de Animais Silvestres, onde serão tratados.

O preso responderá por crime contra a fauna e pelos maus tratos, previsto na Lei de Crimes Ambientais, além do crime de falsificação de símbolo de órgãos públicos.

Do site da Polícia Federal

Veja também