Por Allan dos Reis, no Parque Francisco Rizzo
Uma aula pública na noite desta quinta-feira (24) marcou a inauguração oficial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em parceria com a Prefeitura de Embu das Artes. O polo do município ofertou 200 vagas para os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia da Produção, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
Participaram da cerimônia o prefeito de Embu Ney Santos (PRB), o prefeito de Taboão da Serra Fernando Fernandes (PSDB), o presidente da Câmara Hugo Prado (PSB) junto com outros vereadores, além de políticos da região sudoeste. Também estavam presentes os alunos aprovados nos cursos, que além das atividades virtuais, terão aulas presenciais em uma sala de aula no Parque Francisco Rizzo.
“A gente fica muito feliz por estar iniciando essas aulas. Estamos numa reconstrução da cidade e sabemos também que um país está sendo reconstruído. E nada mais importante que para reconstrução do Estado que investir na educação. Iniciar essas aulas é uma grande conquista porque o sonho da nossa população foi frustrado um tempo atrás dizendo que em Embu teria uma universidade [Em 2010 havia a promessa de construção de uma universidade federal]”, diz Ney.
Em suas visitas às empresas do município, Ney afirma que muitos empresários justificam que não contratam mais trabalhadores da região por falta de qualificação. Quem também discursou foi o prefeito Fernando, de Taboão, que acredita que “a universidade virtual vai trazer desenvolvimento na região” e reforçou que “quando algo de bom acontece no município [em qualquer um da região], ele afeta toda região”, diz. A deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) encaminhou uma carta celebrando a inauguração, que foi lida pelo cerimonial.
Quem também discursou a respeito da chegada da Univesp foi o presidente da Câmara de Embu. “É uma etapa do início de um sonho, a concretização de uma universidade pública em Embu das Artes. O que estamos fazendo neste momento é oferecer uma oportunidade para que os interessados pela educação possam se capacitar”, diz.