Direto da redação
O prazo para regularizar pendências eleitorais e evitar o cancelamento do título de eleitor se encerra no próximo dia 19 de maio. Este prazo vale para os eleitores que não votaram por três turnos consecutivos, não justificaram suas ausências nas eleições ou não pagaram as multas correspondentes.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximadamente 5,3 milhões de eleitores estão nessa situação e precisam regularizar sua situação para evitar que seus títulos sejam cancelados. O cancelamento do título pode acarretar uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte ou carteira de identidade, não poder renovar matrícula em instituições públicas de ensino ou tomar posse em cargos públicos após ser aprovado em concurso.
Como regularizar a situação eleitoral
Os eleitores podem regularizar sua situação de três maneiras: presencialmente nos cartórios eleitorais, através do site oficial da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. Para verificar se estão na lista de eleitores com pendências, basta acessar a opção “Consultar a situação eleitoral” no site ou no aplicativo.
Além disso, os eleitores que devem multas por ausência nas urnas podem pagá-las por meio de boleto bancário, Pix ou cartão de crédito. O TSE também oferece a possibilidade de acompanhar o processo de regularização de forma eletrônica.
Vale lembrar que o cancelamento do título de eleitor não se aplica a cidadãos menores de 18 anos ou maiores de 70 anos, já que, nesses casos, o voto é facultativo.