loader-image
temperature icon 18°C

Prefeito de Taboão nomeia coordenador da igualdade racial; militantes protestam

Compartilhar notícia

Por Allan dos Reis, da Redação

Antonio Carlos Sousa Santos é o novo coordenador da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) de Taboão da Serra
Antonio Carlos Sousa Santos é o novo coordenador da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) de Taboão da Serra

O prefeito Fernando Fernandes nomeou no final de agosto Antonio Carlos Sousa Santos, mais conhecido como Sousa, para comandar a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) de Taboão da Serra. Porém, assim que souberam da nomeação, militantes do Conselho do Negro do município se puseram totalmente contra. Alguns deles tentaram impedir a nomeação.

O novo coordenador diz que deseja apenas trabalhar e promete lutar pela implantação de políticas públicas voltadas aos negros no município.

“O prefeito me incumbiu de fazer a política de inclusão racial. Nós queremos acompanhar a qualidade de políticas públicas e fazer políticas públicas voltadas à questão do negro. Me sinto muito honrado”, diz Sousa.

Já o presidente do Conegro, Hélvio Alaeste, criticou a nomeação e questionou o histórico do novo coordenador. Ele também afirma que o prefeito deveria consultar e informar o conselho.

“A questão não é ser contra. A questão é como nomeia uma pessoa sem ouvir as entidades negras deste município. Quais são os projetos que ele tem para nosso município? Tem ter respaldo das entidades negras do município e boa interlocução com pessoas. Definir quais são suas prioridade. Será que o Sousa irá cobrar do prefeito porque as políticas afirmativas não foram implementadas?”, critica Alaeste.

A Cepir tem como propósito a implementação de políticas públicas de ações afirmativas na cidade. As ações de intervenção da coordenadoria da promoção da igualdade racial se pautam na inclusão das etnias afrodescendentes, negros, indígenas, ciganas, palestinos e judeus e em ações diretas institucionais como controle social, cultura, educação, infraestrutura, saúde, segurança e justiça, terra, habitação e trabalho.

VOTO CONTRA

A rejeição ao nome do novo coordenador ganhou força durante a 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial em agosto em São Paulo. Sousa e mais um militante que representavam Taboão votaram contra o nome do taboanense Anderson Borba para participar da Conferência Nacional em Brasília. Ele escolheu um representante de Itapecerica da Serra.

Ele se defende. “Eu não votei contra. Eu pensei na região [do Conisud] e por isso não me sinto constrangido”, afirma.

Veja também