Por Samara Matos, na redação
Os blocos de Carnaval não vão desfilar pelas ruas de São Paulo neste ano, ainda em razão da pandemia de covid-19. Em suma, a decisão de cancelar as festividades foi tomada durante reunião da prefeitura com a vigilância sanitária nesta quinta-feira, 6.
Apesar de cancelar os blocos de rua, a prefeitura decidiu manter os desfiles das escolas de samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi, que devem acontecer nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. Protocolos sanitários serão discutidos com a Liga das Escolas de Samba.
“Por conta da situação epidemiológica está cancelado o carnaval de rua de São Paulo. Nós vamos sentar com a Liga das Escolas de Samba para combinar um protocolo para a realização dos desfiles no sambódromo. Caso eles aceitem os protocolos, os desfiles serão mantidos”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
A prefeitura de São Paulo havia autorizado 696 desfiles para o carnaval de rua de 2022, segundo balanço municipal de 30 de dezembro. Antes da decisão da prefeitura, 32 blocos cancelaram ao menos 41 desfiles e associações que representam os blocos da cidade informaram que não participariam do Carnaval mesmo que o evento fosse autorizado pela prefeitura.
A maioria das capitais já cancelou as festividades, entre elas Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís.