loader-image
temperature icon 33°C

Prefeitura de Taboão afirma que falta de limpeza dos piscinões de Embu e SP aumentou tragédia após chuva

Compartilhar notícia

Por Allan dos Reis, direto da Redação

A Prefeitura de Taboão da Serra divulgou na tarde desta quinta-feira, dia 23, nota oficial a respeito das enchentes que deixaram um rastro de destruição em diversos bairros do município e afirma que a “falta de manutenção nos piscinões das cidades de São Paulo e Embu das Artes” contribuíram para destruição nos bairros do Jardim Leme e Clementino.

Enchente em Taboão da Serra deixa um rastro de destruição. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Enchente em Taboão da Serra deixa um rastro de destruição. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Pela manhã, o prefeito Fernando Fernandes e os seus secretários acompanharam o trabalho da defesa civil nesses bairros. Ele garantiu que vai isentar do pagamento do IPTU de 2014 os imóveis atingidos pelas águas e pede que a população faça doações de roupas, móveis e eletrodomésticos através do número (11) 4788-4100.

Em seu site, a Prefeitura de Embu faz questão de ressaltar que a limpeza dos piscinões é de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo do Estado. Aliás, no início do ano alguns veículos de comunicação já haviam alertado para o problema de limpeza e um contrato de emergência foi assinado no dia 6 deste mês.

CONFIRA A NOTA

A Prefeitura de Taboão da Serra lamenta pelas últimas enchentes ocorridas no município, em decorrência das fortes chuvas e está dando todo o apoio possível às famílias atingidas na região do Pirajuçara.

Todas as secretarias municipais estão envolvidas no processo de recuperação das casas e no auxílio, com a distribuição de colchões, cestas básicas, material de limpeza e medicamentos. Uma grande equipe de funcionários está no local, fazendo a limpeza das casas e das ruas.

De acordo com o prefeito Fernando Fernandes, que visitou diversas casas nesta manhã, os moradores prejudicados terão remissão do IPTU. Para isso devem procurar o Departamento de Cadastro, na Prefeitura.

O prefeito pede ainda o apoio da população taboanense e de toda a região para a doação de roupas, móveis e eletrodomésticos usados para os atingidos pelas chuvas. Os doadores devem entrar em contato através do telefone (11) 4788-4100, que a retirada será feita no local.

Ainda não há dados oficiais da quantidade de pessoas e casas prejudicadas. A prefeitura afirma que está tomando providências para que a situação não se repita, inclusive junto ao Governo do Estado de São Paulo e às demais prefeituras envolvidas.

A situação foi agravada pelo excesso de volume de água, que ultrapassou a capacidade de escoamento. Choveu 104 mm, de acordo com o pluviômetro, em apenas 40 minutos.

O que contribuiu ainda foi a falta de manutenção nos piscinões das cidades de São Paulo e Embu das Artes, fazendo com que a água escoasse para Taboão da Serra, atingindo a região do Pirajuçara, principalmente os bairros Jardim Leme e Jardim Clementino.

A Secretaria de Saúde frisa que quem apresentar sintomas de febre e dores musculares e nas articulações, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Aqueles que perderam remédios podem ir até a sede da Secretaria, onde receberão novos medicamentos. Basta levar a cartela com o nome ou a receita, se ainda possuir.

Veja também