Por GJ, direto da Redação
Saiu no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na última terça-feira (23) a confirmação: a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) recebeu o pedido de licença ambiental para as obras de extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra. De acordo com o portal Via Trolebus, especializado em transporte público, as obras devem iniciar em dezembro de 2024 e terminar em 2028.
Mais de 80 mil novos usuários por dia
A nova estação, que terá duas entradas e um terminal de ônibus intermunicipal, vai beneficiar mais de 80 mil pessoas por dia. A estação Taboão da Serra será construída na antiga Sorana Sul e terá 35 metros de profundidade. Entre a estação Vila Sônia, estação mais próxima de Taboão da Serra, e futura parada da região, deve ser erguida uma estação na altura do Parque Chácara do Jockey.
Detalhes da obra:
- Extensão: 3,3 km
- Profundidade: 35 metros
- Investimentos: R$ 3,2 bilhões
- Início das obras: dezembro de 2024
- Conclusão: 2028
Impacto no trânsito local
Parte da nova sede da prefeitura, na antiga Niasi, será utilizada para a construção da estação. Está previsto também, um VSE (Ventilador Subterrâneo de Emergência) que deverá ser construído próximo à rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão. Além disso, está previsto um terminal de ônibus intermunicipais para atender os passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu.
Prefeito Aprígio sobre o metrô
Mesmo sem passar uma previsão de quando o metrô chegará, Aprígio afirmou em entrevista ao Podcast Na Redação do Taboão em Foco, que agora sim as coisas começaram a andar. Segundo o prefeito, até então, o que se tinha eram promessas vazias. “O que se falava do metrô por 25 anos era tudo balela. Na comissão dos transportes eu pedi para me dizer onde seria a estação do metrô de Taboão da Serra. Não tinha. Nunca teve”, disse.